quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Confrontos abertos nos playoffs da Champions

A briga pelas últimas dez vagas na fase de grupos da UEFA Champions League começou nesta terça-feira. Apenas Werder Bremen, Zilina e Hapoel Tel-Aviv construiram uma boa vantagem para os jogos de volta, que acontecem na próxima semana.


Responsável por deixar Manchester City e Liverpool fora da maior competição interclubes do planeta, o Tottenham falhou na defesa e se viu praticamente eliminado quando perdia para os suíços do Young Boys por 3 a 0 antes dos 30 minutos. Entretanto, com gols do zagueiro Bassong e do russo Pavlyuchenko, os Spurs renasceram na competição e na próxima quarta-feira precisarão de uma simples vitória para avançar à fase de grupos.

Também nesta terça-feira, tivemos dois bons jogos no leste europeu. O primeiro na Rússia, onde o Zenit venceu o Auxerre por 1 a 0, gol de Kerzhakov. Na Ucrânia, Dynamo de Kiev e Ajax ficaram no 1 a 1. O zagueiro Vertonghen colocou os holandeses na frente, mas Gusev empatou logo depois. O atacante André, ex-Santos, fez sua estreia pelo Dynamo na segunda etapa, tendo uma atuação apagada.

Ainda na terça, pelo caminho-dos-campeões, tivemos um confronto da extinta Tchecoslováquia. O Zilina, da Eslováquia, foi até a República Tcheca e venceu o Sparta Praga por 2 a 0, ficando próximo da fase de grupos. Na Noruega, o duelo nórdico realizado por Rosenborg e Copenhagen teve vitória do time da casa por 2 a 1.

Matheus do Braga comemora gol contra o SportingNesta quarta-feira, o destaque ficou com a vitória do Braga em cima de um irreconhecível Sevilla por 1 a 0, gol de Matheus, um dos vários brasileiros do time, entre eles o goleiro Felipe, ex-Corinthians, que realizou sua segunda partida pelo clube. No jogo da volta, na próxima terça-feira, o Braga terá a vantagem do empate para chegar pela primeira vez em sua história na fase de grupos da Champions League.

Outro importante jogo desta tarde foi Werder Bremen 3-1 Sampdoria. Os alemães abriram 3 a 0 com gols de Fritz, Frings (de pênalti) e Pizarro. No entanto, mesmo com um jogador a mesmo, os italianos descontaram no final da partida com Pazzini. O duelo é importantíssimo na briga pela terceira colocação no ranking de ligas da UEFA. O futebol alemão tenta ultrapassar o italiano para ter quatro vagas na próxima edição da UCL.

Nos demais jogos, destaque para a vitória do Hapoel Tel-Aviv na Áustria contra o Red Bull Salzburg por 3 a 2. O goleiro nigeriano Enyeama, um dos destaques da Copa, marcou de pênalti o primeiro gol do time israelense. O atacante Alan, ex-Fluminense, fez sua estreia pelo clube áustriaco na segunda etapa. Na Suíça, o Basel derrotou o Sheriff Tiraspol por 1 a 0 e na Sérvia, Partizan e Anderlecht empataram em 2 a 2.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Goleadas e goleiros são destaques na Inglaterra

Mal começou a temporada na Inglaterra, e o Chelsea já mostra a sua força na rodada inaugural da Premier League. Tentando o bicampeonato, os blues não tomaram conhecimento do fraco e recém-promovido West Bromwich e golearam em Stamford Bridge. 6x0 em ritmo de treino. A goleada coroou o marfinense Didier Drogba como o grande nome da partida, autor de três gols. Relembrando que o atacante foi artilheiro da competição na última temporada.

Com o massacre, o Chelsea confirma o posto de super favorito ao título, inclusive na frente de equipes como Manchester United, Arsenal, Liverpool e Manchester City. É, de fato, o time a ser batido no campeonato. Será possível pará-lo?

Menção honrosa para o Blackpool; outro promovido, mas diferentemente do West Brom, destacou-se de forma positiva ao golear o Wigan fora de casa por 4x0. Surpresa! Já é possível tirar alguma conclusão daí? O Wigan fará mais uma fraquíssima temporada ou o azarão Blackpool surpreenderá a todos? Vamos ficar de olho.

Goleiros

Todos sabemos que a profissão de goleiro é bastante instável. Em pouco tempo, ele pode ir do céu ao inferno e vice-versa. Na primeira rodada da Premier League, dois grandes goleiros de clubes famosos viveram momentos distintos.

O inglês Joe Hart assumiu a titularidade no gol do Manchester City (roubando a vaga do excelente Shay Given) e simplesmente fez uma exibição de gala no White Hart Lane, diante do Tottenham, time anfitrião. Com defesas excelentes e com alto grau de dificuldade, o arqueiro dos citizens assegurou o empate do time de Manchester. Se não fosse ele, o Tottenham, que fez uma grande partida, principalmente no primeiro tempo, consagraria a vitória. Entretanto, 0x0 no placar.

Já no clássico da rodada entre Liverpool e Arsenal, o goleiro dos reds falhou e acabou entregando o empate ao Arsenal. Após estar vencendo por 1x0 (gol de Ngog) e com um jogador a menos (Joe Cole foi expulso no final do primeiro tempo), Pepe Reina não consegue cortar um cruzamento e falha feio. Empate dos gunners aos 45 min do segundo tempo. Quase uma vitória heróica do Liverpool.

Jogos da rodada:

Sábado
Tottenham 0 x 0 Manchester City
Aston Villa 3 x 0 West Ham
Blackburn 1 x 0 Everton
Bolton 0 x 0 Fulham
Sunderland 2 x 2 Birmingham
Wigan 0 x 4 Blackpool
Wolverhampton 2 x 1 Stoke
Chelsea 6 x 0 West Bromwich

Domingo
Liverpool 1 x 1 Arsenal

Segunda-feira
Manchester United x Newcastle

sábado, 14 de agosto de 2010

Com gol de Luís Fabiano, Sevilla vence na Supercopa e fica próximo do título

Jogando fora de casa e com muitos desfalques, o Barcelona foi surpreendido pelo Sevilla perdendo por 3x1 e terá uma missão difícil para o 2º no jogo no Camp Nou, sendo que pra garantir o título da Supercopa será necessária uma vitória de pelo menos 2x0 para o time catalão.

O jogo começou com o Barcelona jogando de maneira ofensiva, e logo no 1º tempo, Zlatan Ibrahimovic aproveitou cruzamento na área e marcou para o Barça, o time visitante ainda pressionou mais vezes, porém sem sucesso. Já na segunda etapa, o Sevilla ditou o rítimo do jogo e conseguiu o empate através do brasileiro Luís Fabiano aos 17 minuto. A partir disso, o Barcelona sumiu no jogo e sofreu a virada com gol de Kanouté. Buscando uma vantagem ainda maior, o Sevilla continuou no ataque e marcou o terceiro novamente com Kanouté aos 38 minutos. Após o terceiro GO, o time de Andaluzia apenas administrou o jogo com um envolvente toque de bola para poder comemorar a vitória depois do apito final.

O jogo da decisão será no próximo sábado, no estádio Camp Nou, onde o Sevilla defenderá a vantagem conquistada para chegar ao seu segundo título da Supercopa espanhola, já o Barcelona, busca ultrapassar o rival Real Madrid no número de títulos, já que ambos venceram 8 vezes a competição.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

De cara nova, o blog está de volta à atividade

Caros leitores e acompanhantes do antigo "Blog do Adolpho Lucas", depois de quase três meses inativo, tenho o prazer de anunciar a minha volta ao comentário esportivo, especificamente sobre o futebol do Brasil e do mundo. Com novo nome e nova roupagem, o blog contará agora com mais dois integrantes: Giordano Bruno e Victor Hoffmann. Ambos possuem bastante talento para enriquecer satisfatoriamente com a qualidade do blog "Futebol Comentário".

Além disso, também teremos colaboradores que, de vez em quando, estarão aqui presentes para comentar e opinar sobre o que acontece no mundo do futebol.

Continuem a frequentar o novo blog, assim como acontecia com o anterior, o qual era bastante visitado!

Até breve.

PS: Os posts abaixo foram feitos quando este blog ainda possuia o antigo nome (Blog do Adolpho Lucas).

sábado, 22 de maio de 2010

É hora de decisão!

O palco está montado para receber os artistas. O espetáculo vai começar. Os espectadores aguardam o início do show. E que show! Nada melhor que uma final da UEFA Champions League.

Na capital espanhola, a bola vai rolar logo mais para Internazionale e Bayern München. Um duelo pouco esperado, visto que, nos últimos anos, ingleses e espanhóis vêm dominando o cenário europeu.

Das duas equipes, alguns pontos em comum. Ambos possuem técnicos que já venceram esse glamouroso torneio: José Mourinho com o Porto; Louis Van Gaal com o Ajax. Além disso, tanto Inter, quanto Bayern venceram a Liga e a Copa de seus respectivos países. Ou seja, buscam o terceiro título no ano. E vale lembrar que veremos de lados opostos dois jogadores que foram rejeitados pelo Real Madrid até chegarem aos clubes atuais. Sneijder, da Inter, e Robben, do Bayern irão atuar na casa do time madrilenho e que, certamente, está arrependido da venda dos dois finalistas.

Do lado italiano, temos um time comandado por José Mourinho, que falou recentemente que o Bernabéu já lhe faz sentir em casa (o português provavelmente comandará os merengues depois da Copa). A Internazionale, depois de 45 anos, tem grande chance de voltar a ser campeã europeia e, dessa forma, sair da "mesmice" de ganhar apenas campeonatos nacionais. Para isso, os nerazzurri contam com uma equilibrada equipe, formada, principalmente, por brasileiros e argentinos, e também, com o camaronês Eto'o (foto), que já marcou dois gols em finais de Champions League.

Donos do melhor ataque do campeonato, vemos no Bayern, uma equipe que surpreendeu durante quase toda a temporada. Após um começo irregular tanto na C. League, como na Bundesliga, o Bayern conseguiu avançar para a fase de mata-mata depois de golear a Juventus na Itália. E vem sendo assim de lá pra cá, com a equipe apresentando heróicas viradas e vencendo, principalmente, fora de seus domínios. Não dá pra duvidar da força dos bávaros nessa final, na qual buscam o terceiro título da competição de clubes mais importante da Europa. Sem o craque Ribery, que cumpre suspensão, vamos ficar de olho na dupla ofensiva: Olic e Robben (foto).

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Logo mais!

> Final da UEFA Champions League no blog!

Aguarde.

Três golaços na Vila e o Peixe está na final

Não deu pro Grêmio. O Imortal Tricolor até começou com tudo no jogo, dando pinta que iria conseguir a classificação. Mas não abriu o marcador. Acabou sendo castigado. Na segunda etapa, o Santos voltou jogando melhor, mas parecia um rolo compressor sufocando o clube gaúcho.

Os gols santistas, portanto, não demoraram a sair. E que GOLS. Golaço do craque PH Ganso de fora da área, golaço do Robinho por cobertura e golaço do Wesley driblando o goleiro Victor. Esse é o Santos, que faz os olhos dos torcedores e não-torcedores brilharem com o futebol arte, característico do país canarinho.

No outro jogo, o Vitória fez mais uma vítima no Barradão. Goleou o Atlético-GO por 4x0 novamente. Mas será páreo para o Santos na final? O Grêmio não foi.

Um brasileiro já está na final

É bem provável que em 2010 o futebol brasileiro volte a ter um campeão da Libertadores. Depois de 4 anos, São Paulo e Internacional reeditam a semi-final da competição. Na época, o Colorado se deu melhor e acabou tornando-se campeão. De lá pra cá, o Brasil foi 3 vezes vice.

Hoje, os dois clubes que continuam a representar o país no torneio são considerados, por mim, os favoritos a vencer a Libertadores. O Tricolor do Morumbi, na quarta, apenas confirmou a sua classificação ao jogar de forma tranquila ante um Cruzeiro desesperado, que já perdera Kléber, expulso no primeiro minuto de jogo. Realmente, parece que Fernandão era a peça que faltava pro São Paulo engrenar. E a Raposa caiu fora de novo. Ah, e que chapéu lindo do Dagoberto, hein?

Já o Inter passou muito sufoco nos dois jogos. O avanço à semi veio mais na base da vontade, do que na técnica. Tanto no Beira-Rio, quanto em Quilmes, os gols nos últimos minutos garantiram a vaga do Colorado. Mas vale lembrar que do outro lado estava o atual campeão Estudiantes. E é bom que o clube gaúcho não perca nenhum jogador que participou da confusão no final do jogo na Argentina. Ainda assim, no confronto, o São Paulo já larga na frente por jogar a segunda partida em casa e também por contar com um elenco um pouco mais forte. Mas é Libertadores, né?

Na mesma Libertadores, o Flamengo tentou, jogou pra valer, mas não adiantou. Em Santiago, uma vitória simples não era suficiente. A derrota no Maracanã tinha sido deveras desastrosa para o Fla. Ainda mais por levar 3 gols. E assim como o Corinthians, o Urubu cai fora vencendo o jogo da volta e sai de cabeça erguida. Agora a Universidad enfrenta o desequilibrado Chivas, que nos últimos jogos, só vence no México. Pelo bem do futebol, torço para que os chilenos avancem. Será triste ver um mexicano na final, visto que a Libertadores não tem valor algum para eles. Vamos esperar, mas quem passar desse duelo, vai ter que jogar muito na final para bater São Paulo ou Cruzeiro. Antes disso, teremos a Copa do Mundo. Pra finalizar: chapelaço do argentino Montillo; pintura.

domingo, 16 de maio de 2010

Somente um time está 100%

Esta é a tônica do Brasileirão. Muita disputa, equilíbrio. Uma verdadeira gangorra. E comprovando tal fato, basta dar uma olhada na tabela. Apenas o Corinthians venceu suas duas partidas. E os demais times, exceto o Goiás, já pontuaram. Entretanto, ainda é só o começo de uma temporada que promete muitas reviravoltas.

A rodada começou no sábado. No Maracanã, o Fluminense teve dificuldade, mas venceu o Atlético-GO por 1x0. Primeira vitória do time de Muricy. O segundo e último time mandante a conquistar três pontos na rodada foi o Prudente. O clube do interior paulista recuperou-se de forma espantosa da goleada sofrida diante do Avaí e descontou para cima do Atlético-MG: 4x0. Se cuida, Luxa. Vitória e Flamengo empataram por 1x1 no Barradão com muita água no gramado. Esse é o segundo empate do Fla, que demonstra pensar, no momento, apenas na Libertadores.

Domingo dos visitantes

Visitantes indigestos no domingão. Dos sete jogos, três vitórias deles, além de quatro empates.

Começamos no Olímpico. O Corinthians tornou-se líder e único time com 100% de aproveitamento. A equipe de Parque São Jorge, que parece não sentir falta de Ronaldo, derrotou o time misto do Grêmio por 2x1. De quebra, o Timão acabou com a escrita de 11 anos sem vencer no estádio do Imortal Tricolor, que hoje, só pensa no jogo de quarta, contra o Santos. Porém, o time paulista não pode se contentar com o futebol apresentado, que não é digno de um primeiro colocado.

No Morumbi, o Botafogo, campeão carioca, bateu o São Paulo de virada pelo placar de 2x1. Parece-me que o Bota vem forte para essas primeiras rodadas. Além de conseguir um grande resultado em Sampa, o Alvinegro empatou com o campeão paulista, o Santos. Vamos ver até onde o time de Joel pode chegar. Já o São Paulo, com time misto, mantém seu foco no duelo contra o Cruzeiro, que acontece na quarta.

Grande virada do Internacional em Goiânia. O Colorado estava perdendo por 2x0, mas mostrou força no segundo tempo para reverter. E que péssimo início de Brasileirão pro Goiás. Duas derrotas do time do técnico Leão. Em momento distinto, o Inter mesmo com os reservas em campo, conseguiu sua primeira vitória e, além disso, motivação para enfrentar o Estudiantes na Argentina.

Sem dúvida, a maior zebra da rodada. Ninguém imaginava que o incrível Santos fosse tropeçar diante do recém-promovido Ceará (1x1). Mas como futebol não é matemática, o clube cearense não quis saber de Neymar, nem Ganso e levou um ponto importante para Fortaleza. E, por sinal, o Alvinegro de Porangabussú ainda poderia sair com uma vitória, se não fosse erro do auxiliar. Já o Peixe, que está focado na Copa do Brasil, tem fraco começo no Campeonato Brasileiro.

Vasco e Palmeiras vivem épocas parecidas. Elencos limitados, técnicos questionados, torcidas pressionando dirigentes, e acima de tudo, falta de títulos. O jogo em São Januário mostrou bem a atual situação das equipes. Futebol fraco, bola mal-tratada e um 0x0 no placar. Os dois que se cuidem para não voltarem ao inferno da segundona, pois com esses elencos, aqueles tempos de glórias da década de 90 estão difíceis de retornar.

O Avaí tava bem na parada. Tinha goleado o Prudente por 6x1 na primeira rodada e também por 45 minutos batia o Cruzeiro no Mineirão por 2x0. Eis que aparece Wellington Paulista para salvar a Raposa e empatar a partida em 2x2. Resultado, pelas circunstâncias, de bom tamanho pros comandados de Adilson Baptista, que não tira o São Paulo da cabeça.

O Atlético-PR não promete ir longe no campeonato. O clube da baixada paranaense apenas empatou em 2x2 contra o Guarani, em Curitiba. Vale mencionar o começo de campeonato do Bugre, que soma 4 pontos.

Internazionale e Barcelona campeões

Itália
Internazionale penta-campeã italiana! É, já virou rotina. Desde 2005 a Inter levanta a taça do Calcio. De lá pra cá, os nerazzurri trocaram de técnico e também viram seus rivais fracassarem, como Milan e Juventus (rebaixada há pouco tempo atrás).

Porém, para alcançar o 18º título e, de quebra, ultrapassar o Milan em número de conquistas, os comandados de José Mourinho suaram para bater o rebaixado Siena. O gol do penta só saiu no segundo tempo, dos pés do argentino Milito. Até aí, a Roma consagrava-se campeã, pois estava vencendo o Chievo. Entretanto, o 2x0 não serviu e o time da capital vacila mais uma vez. Aquela derrota para a Sampdoria em casa praticamente tirou o scudetto das mãos dos romanos.

Confira o vídeo com o gol decisivo de Diego Milito para a Inter!

Agora a Inter volta as suas atenções para a finalíssima contra o Bayern.


Parabéns, Internazionale! Parabéns, Mourinho, pelo bicampeonato!


CLASSIFICAÇÃO
1Internazionale8238
2Roma8038
3Milan7038
4Sampdoria6738
5Palermo6538
6Napoli5938
7Juventus5538
8Parma5238
9Genoa5138
10Bari5038
11Fiorentina4738
12Lazio4638
13Catania4538
14Chievo4438
15Cagliari4438
16Udinese4438
17Bologna4238
18Atalanta3538
19Siena3138
20Livorno2938

Espanha
Não se pode negar que o Real Madrid lutou até o fim. Valentia e persistência foram as marcas do time da capital. Mais ainda, não se nega que o título espanhol da temporada 2009/2010 tenha terminado em boas mãos, ops, pés. O Barcelona, time que mais encanta atualmente, deu um show no campeonato, perdendo apenas uma partida. Além disso, os catalães bateram o rival de Madrid nas 2 oportunidades. Portanto, indiscutivelmente, o Barça merecia levar esse caneco (pelo menos esse) para premiar o grande elenco que tem.

Na última rodada, Messi e cia não tiveram trabalho para golear o rebaixado Valladolid e garantir a taça. Com o bicampeonato, o clube azul-grená chega a marca de 20 títulos da Liga Espanhola. Já o maior vencedor do campeonato, com 31 conquistas, o Real Madrid apenas empatou contra o Malaga.

Confira os gols da goleada do bicampeão Barcelona!

Parabéns, Barcelona! Parabéns, artilheiro e craque Messi!


CLASSIFICAÇÃO
1Barcelona9938
2Real Madrid9638
3Valencia7138
4Sevilla6338
5Mallorca6238
6Getafe5838
7Villarreal5638
8Athletic Bilbao5438
9Atlético de Madrid4738
10La Coruña4738
11Espanyol4438
12Osasuna4338
13Almería4238
14Zaragoza4138
15Sporting Gijón4038
16Racing Santander3938
17Malaga3738
18Tenerife3638
19Valladolid3638
20Xerez3438

sábado, 15 de maio de 2010

Domingo é dia de...

atualizar o blog!

Neste santo dia, dedicarei um post à 2ª rodada do campeonato do país do futebol. O mais imprevisível e efêmero de todos os campeonatos.

Continuem nos visitando.

Itália e Espanha conhecerão seus campeões

Neste domingo teremos a rodada derradeira na Itália e na Espanha. E que temporada na Europa, hein? Muitos títulos sendo decididos na última rodada!

Campeonato Italiano

No Calcio, a Internazionale continua dois pontos a frente da Roma. Se vencer o Siena fora de casa, os nerazzurri conquistarão o penta-campeonato. Para o título ir para a capital, a Roma precisa derrotar o Chievo, em Verona, e torcer por um tropeço do time de Milão. Caso isso aconteça, os giallorossi levarão o 10º título italiano.
Não creio em um vacilo da Inter.

Obs.: No jogo da despedida do técnico Leonardo, o Milan goleou a Juventus por 3x0. O não-convocado Ronaldinho Gaúcho marcou 2 gols. Enquanto o Milan fez uma temporada mediana, a Juve fracassou vergonhosamente.

Campeonato Espanhol

Durante todo o campeonato espanhol, todos os torcedores já sabiam que o título ficaria entre Barcelona ou Real Madrid. Nunca uma temporada esteve tão desequilibrada entre a dupla de gigantes e os demais times.

Um ponto acima, o Barcelona está com a taça na mão. Terá como adversário, no Camp Nou, o fraco Valladolid, que ainda sonha escapar da zona de rebaixamento. Já o Real Madrid enfrentará outro desesperado. Fora de casa, os madrilenhos precisam da vitória diante do Malaga, e além disso, secam os catalães. Cá pra nós, esse título merece ficar em Barcelona e também será muito difícil sair de lá.

Chelsea e Bayern conseguem dobradinha

Parabéns ao Chelsea e Bayern München. Campeões tanto da Liga, quanto da Copa de seus países!

Copa da Inglaterra

Foi mais difícil do que se imaginava. O Portsmouth, cheio de dívidas e último colocado do Campeonato Inglês deu trabalho pro Chelsea, atual campeão.

No primeiro tempo, um massacre do time londrino, que terminou em seis bolas na trave. Gol não saiu. Mas o melhor de tudo aconteceu na etapa final. Em um penalti cometido por Belleti, o Pompey teve uma chance de ouro para sair na frente. Porém, Boateng desperdiçou. a cobrança. Aí, meus caros, a bola não perdoa. Pouco tempo depois, Drogba bateu falta com categoria e abriu o marcador. A partir daí, os Blues dominaram o jogo. Grande temporada do Chelsea, grande temporada do Drogba. É bom ficarmos de olho no marfinense.

CURIOSIDADE:
O Chelsea faturou seu sexto título da Copa da Inglaterra na história. E desde que a competição passou a ser disputada no novo Wembley, o time de Londres levantou três vezes o caneco da campeonato mais antigo do futebol.

Copa da Alemanha

Outro time que fez a dobradinha, conquistando a liga nacional e a copa, foi o Bayern München. Os bávaros passearam para cima do Werder Bremen: 4x0. Mais pareceu um treino para o grande jogo de sábado diante da Internazionale (final da Champions League).

CURIOSIDADE:
O Bayern é o maior vencedor da DFB Pokal, com 15 conquistas ao todo.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Festa tricolor

Ontem à noite houveram, como já sabem, importantes jogos de mata-mata: Copa do Brasil e Libertadores. E os dois jogos mais atrativos, que envolviam grandes equipes do país, acabaram em vitória dos tricolores gaúcho e paulista.

Numa espetacular virada, o Grêmio mostrou o porquê da fama de time copeiro, dono de 4 taças da Copa do Brasil. Com três gols de Borges (foto), o Imortal Tricolor, e põe imortal nisso, derrotou o santástico Santos, após estar perdendo por 2x0. O resultado (4x3) até poderia ser melhor, se não fosse o penalti defendido pelo arqueiro praiano. Mas o primeiro confronto mostrou por quais motivos o duelo é considerado uma final antecipada. Na quarta que vem, o Peixe necessita de uma vitória simples para avançar. Tarefa que seria fácil para o poderoso ataque santista, se não tivesse do outro lado uma espetacular equipe, montada pelo técnico Silas. Qualquer aposta é puro achismo.

Quem também construiu um bom resultado pela competição foi o Atlético-GO, ao bater o Vitória por 1x0. Não ter levado gol em casa acabou sendo importante para o Dragão continuar sonhando com o inédito título. O jogo da volta no Barradão será imprevisível. Vale lembrar que o Leão já goleou um time goiano nessa Copa do Brasil. 4x0 para cima do Goiás nas oitavas-de-final. Não é impossível para o clube baiano.

Libertadores

No clássico em Belo Horizonte, também deu Tricolor. Mesmo sendo creditado como favorito, o Cruzeiro não conseguiu mostrar futebol de qualidade e furar a defesa do São Paulo. O time do Morumbi, por sinal, deve agradecer muito ao Fernandão, que já chegou dando conta do recado. Organizando os ataques do Tricolor, o veterano atacante participou de forma fundamental nas jogadas dos dois gols da vitória do São Paulo. O 2x0 fora de casa provou que o time paulista, mesmo em fase irregular, tem experiência na Libertadores e, portanto, está muito vivo para conquistar o tetra, que se aproxima cada vez mais. E de quebra, pode acabar com a tradição de ser eliminado plor brasileiros na competição. Não acredito que o Cruzeiro consiga vencer no Morumbi.

É incrível como o Flamengo consegue surpreender. Quando tem um time favorito pela frente, o Rubro-Negro vai lá e apronta. Mas se aparece um azarão, é tropeço. Tudo bem que a Universidad do Chile não tem um time fraco, mas ter a tranquilidade que teve no Maracanã diante de um desorganizado Flamengo, é vexatório. E nem com um a mais em campo, deu certo. Com a derrota por 3x2 em casa, o Fla está muito longe de conseguir a vaga para as quartas (precisa vencer por dois gols de diferença em Santiago). E até deposito minhas fichas no carrasco rubro-negro nessa Libertadores. Com o futebol demonstrado, não será surpresa se eles chegarem ao título.

Internacional e Estudiantes reeditaram a final da Sulamericana de 2008. E em mais uma oportunidade, o Colorado se deu bem diante dos atuais campeões da Libertadores. Quer dizer, começou o confronto com o pé direito. Para isso, o clube gaúcho suou, sofreu, para fazer um golzinho no gol de Órion. O gol saiu apenas aos 43 min do segundo tempo. O que importa é que, no final, o resultado foi excelente pro Inter, por não ter tomado gol no Beira-Rio. Prevejo um duelo entre Inter e São Paulo nas semi-finais, com Fernandão, agora, do lado tricolor. Vamos esperar pra ver.

Europa League

Só pra finalizar, parabenizo o Atlético de Madrid pela conquista inédita do título da Europa League, antiga Copa da UEFA. Depois de mais de uma década, o clube volta a conquistar um troféu importante. O time espanhol, com gols do artilheiro Forlán, bateu o Fulham na prorrogação por 2x1 e salvou a temporada do futebol espanhol, que até então nada conquistara fora da Espanha nesta temporada. Também é importante frisar a espetacular campanha do Fulham, que eliminou equipes mais tradicionais até chegar a decisão em Hamburgo.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Dois clássicos nacionais

Hoje a noite promete com dois jogaços entre grandes equipes do nosso futebol.

No Olímpico, Grêmio e Santos fazem o primeiro jogo do duelo dos favoritos ao título da Copa do Brasil. O Tricolor Gaúcho luta pela 5º título da competição, ao passo que o Santos tenta a conquista inédita. Quem passar do confronto, enfrenta Atlético-GO ou Vitória. O Grêmio precisa terminar o jogo sem levar gol, para ter uma tarefa mais tranquila na Vila Belmiro. Mas é bom lembrar que o poderoso ataque do Santos marcou gols em todos os jogos em 2010. Quem vence? O futebol de resultado ou o futebol alegre? Esse jogo lembra Internazionale x Barcelona. Aposto em vitória apertada do Grêmio.

Pela Libertadores, Cruzeiro e São Paulo se enfrentam no Mineirão. O duelo tem sabor de vingança para a equipe do Morumbi, já que no ano passado, nesta mesma fase da competição, a Raposa avançou diante do Tricolor, vencendo dentro do estádio do São Paulo. Para o confronto de 2010, o Cruzeiro entra como o time brasileiro que apresenta o melhor futebol na Libertadores. Porém, o seu adversário dispensa comentários e é vencedor de três taças da Libertadores. Ainda mais que em jogo de Libertadores, o favoritismo não é fator considerável. Sem dúvida os dois jogos serão decididos nos erros das equipes. Acredito em um triunfo do Cruzeiro.

Obs.: o São Paulo vai contar com a estreia do experiente e bom de bola Fernandão. Parece-me que Washington cairá fora em breve.

Quem também entra em campo hoje é o Flamengo. Depois de quase ficar de fora das oitavas e eliminar o Corinthians, o time da Gávea, com moral elevada, recebe a Universidad de Chile. As duas equipes voltam a se enfrentar. Na fase de grupos, o time chileno se saiu melhor, vencendo em Santiago e empatando no Rio de Janeiro. Mas a conversa agora é outra e, técnica e tradicionalmente falando, o Flamengo é mais time que "La U". Aposto em vitória do Rubro-Negro.

Obs. 1: o Fla espera que Adriano faça um bom jogo, a fim de apagar os lamentos pela sua não-convocação a Seleção.

Obs. 2: o Chivas fez outra vítima no México e está próximo da semi-final. Atropelou mais uma vez: 3x0 no Libertad.

Coadjuvantes na Europa League

Acontece nesta quarta-feira, em Hamburgo, a final da UEFA Europa League entre Atlético de Madrid e Fulham. Realmente, uma decisão inesperada. Ainda mais pelo time inglês, que há três anos atrás disputava a terceira divisão. Além disso, o Fulham nunca chegou longe em competições europeias, quanto mais em uma final. Embora seja uma equipe pequena, caso o título venha, é merecido, uma vez que os londrinos eliminaram surpreendemente Hamburgo, Wolfsburg e Juventus.

Do outro lado, com uma tradição maior, mas também não grandiosa, os espanhóis disputam sua sexta final europeia. E para chegar até a decisão, o Atlético despachou Liverpool, Valencia e Sporting. Antes disso, a equipe disputara a Champions League e ficou apenas na 3ª posição de seu grupo, classificando-se assim para a Europa League. O clube de Madrid espera repetir o feito de 1962, quando a Supercopa da Europa frente a Fiorentina.

Principais estrelas

Pelos ingleses, o maior destaque é o artilheiro Zamora. Ao lado dele, jogam os experientes irlandês Duff e o húngaro Gera.

O grande trunfo do Atlético de Madrid é a sua dupla de ataque, formada pelos sulamericanos Agüero e Forlán.

A partida realiza-se em Hamburgo, na HSH Nordbank Arena e terá arbitragem do italiano Nicola Rizzoli.

Prováveis escalações:
Fulham: Schwarzer, Konchesky, Hangeland, Hughes, Pantsil, Davies, Etuhu, Murphy, Duff, Bobby Zamora e Gera. Téc.: Roy Hodgson

Atlético de Madrid: De Gea, Ujfalusi, Perea, Domínguez, Antonio López, Reyes, Raúl García, Assunção, Simão, Forlán e Agüero. Téc.: Quique Sanchéz Flores

terça-feira, 11 de maio de 2010

Em breve no blog

  • Final da Europa League
  • Semi-finais da Copa do Brasil
  • Quartas-de-finais da Libertadores

Sem surpresas

O técnico da Seleção Brasileira, Dunga, divulgou sua lista de jogadores que disputarão a Copa do Mundo na África do Sul. Para a maioria dos brasileiros, a lista acabou sendo decepcionante, por não aparecer nela jogadores que estão, no momento, em grande fase. E além disso, muitos dos 23 jogadores não vivem o melhor momento de sua carreira.

A base de jogadores foi mantida. O mesmo grupo sem grandes estrelas, mas com futebol objetivo, de resultado. Mas será que temos jogadores capazes de resolver uma partida em poucos minutos? Creio que não.

Vamos a tão esperada lista:

GOLEIROS
Júlio César - convocação esperada e incontestável.

Gomes - vive boa fase no Tottenham; merecida.

Doni - convocação injusta; é hoje reserva no time da Roma para outro brasileiro, o Júlio Sérgio.

Obs.: Victor deveria ser convocado no lugar do Doni, tanto pelo momento, quanto pela qualidade técnica.

LATERAIS-DIREITO
Maicon e Daniel Alves - sem discussão; o primeiro deve ser titular, o segundo pode até jogar no meio-campo.

LATERAIS-ESQUERDO
Michel Bastos e Gilberto - convocações estranhas, visto que os dois atuam pelo meio-campo em seus times. Roberto Carlos e Marcelo, ao meu ver, seriam melhores opções.

MEIO-CAMPO
Felipe Melo - fraca temporada na Juventus, mas vinha bem na Seleção.

Gilberto Silva - atua no fraco futebol grego. O Brasil tem volantes melhores, mas ele é homem de confiança do Dunga.

Ramires - boa temporada no Benfica, entretanto não se saiu bem com a camisa canarinho.

Elano - jogador que o Dunga confia e veio jogando bem pela Seleção. Colocaria ele ao lado do Kaká.

Josué - convocação muito questionável. Há outros que estão em melhor momento.

Kléberson - hoje é reserva no Flamengo. Disso, já podemos tirar se a sua convocação é justa.

Júlio Baptista - outro reserva da Roma. Mas pode ser decisivo pro Brasil quando entrar no segundo tempo.

Kaká - maior esperança do Brasil. É torcer para ele demonstrar o seu talento em campo e que a lesão não o atrapalhe. Caso contrário, será um grande prejuízo para a Seleção.

ATACANTES
Luis Fabiano - convocação indiscutível. Artilheiro do Brasil na era Dunga.

Robinho - deve atuar ao lado de L. Fabiano no ataque. Homem de confiança do técnico. Entretanto, deixaria no banco.

Nilmar - participou bem dos jogos da Seleção. Se eu fosse técnico, colocaria para jogar de titular.

Grafite - sem dúvida, maior surpresa da lista, já que o grande cotado era Adriano (pediu para não ser convocado, por problemas extra-campo). Não fez uma temporada espetacular como a anterior na Alemanha. Apostaria em outros jogadores.

Pois é, galera. Neymar ficou de fora. Ronaldinho e Ganso aparecem apenas como suplentes (seriam convocados em uma possível lesão antes da Copa). Não concordo com o pensamento do Dunga em não apostar nos nossos melhores jogadores. Porém, respeito sua opção em trabalhar com a mesma base de jogadores, desde a sua chegada em 2006. E vale lembrar que o seu trabalho vem dando certo, visto que o Brasil ganhou tudo que podia de lá pra cá.

Agora é torcer para que o resultado final, a Copa do Mundo, seja aprovado.
Rumo ao hexa!

segunda-feira, 10 de maio de 2010

É AMANHÃ!

O Brasil irá parar para saber quais serão os jogadores selecionados pelo técnico Dunga que defenderão as cores do nosso país na África do Sul em junho.

Dunga, em uma de suas últimas entrevistas, afirmou não haver surpresas em sua lista de jogadores. Portanto, provavelmente ele manterá a base de atletas que vem atuando com a camisa canarinho.

Porém, ainda ficam aquelas dúvidas sobre quem serão os laterais-esquerdo, quem fará companhia a Kaká no meio-campo (Ronaldinho merece mais uma chance?), quem será o último atacante (Adriano vem sendo questionado), e por fim, se Neymar e Ganso serão levados para a África.

Vamos aguardar. Nesta terça, às 13h, saberemos as respostas para essas dúvidas. E você confere a opinião do blog sobre a convocação da nossa Seleção.

PS: Amanhã também terá a convocação do time italiano.

PPS: A maioria das seleções já divulgaram a pré-lista de jogadores que poderão disputar a Copa do Mundo. Depois trago as informações e análise delas para vocês.

Até mais.

O Avaí não teve dó

Sete jogos concluiram a primeira rodada do Brasileirão no domingo. Emoção não faltou, mesmo com alguns times atuando com jogadores reservas, a fim de priorizar outras competições. A rodada de abertura foi apenas uma prévia do que o torcedor pode esperar no ano.

O grande destaque da rodada acabou sendo também a grande surpresa. Remontado em relação ao time do ano passado, o Avaí massacrou o Grêmio Prudente em Floripa. 6x1. Poucos esperam que o Leão faça um campeonato tão bom quanto o do ano passado, até porque já deixaram aquele time o técnico Silas e os principais jogadores. Entretanto, já é um começo espetacular do clube catarinense. Do outro lado, o Prudente, no estádio da Ressacada, teve apenas o começo de um interminável ressaca que deve ser esse brasileiro para o time do interior de São Paulo. Que se cuide.

Outros dois times que também surpreenderam foram Guarani e Ceará. "Novatos", as duas equipes não prometem muitos momentos de glória no campeonato. Mas o começo já prova o contrário. O Bugre recebeu o Goiás e venceu por 1x0. Com o apoio da torcida que compareceu no Castelão, o Vovô não decepcionou e bateu o Fluminense também pelo placar mínimo. Péssimo começo de Brasileirão para o time de Muricy.

Os time mineiros deram-se bem na rodada. O Atlético-MG não teve muitos problemas para derrotar por 2x1 o Vasco no Mineirão. Inclusive, é bom o time cruzmaltino ligar o alerta para esse Brasileiro. O elenco é limitado e precisa de reforços. No duelo de times mistos, o Cruzeiro visitou o Internacional em Porto Alegre e se deu bem. Vitória por 2x1 e confirmação da grande fase vivida pelo clube celeste.

No Pacaembu, em busca de recuperar o ânimo no ano do centenário, o Corinthians enfrentou o Atlético-PR e sofreu novamente, mas venceu (novamente) por 2x1. Só que desta vez, a vitória valeu três pontos. E para conquistá-los, o Timão precisou jogar com dois jogadores a mais, além de contar com uma ajudinha do árbitro. Elenco para estar no topo, o clube tem; mas falta demonstrar em campo. Melhor deixar o pragmatismo de lado.

Para encerrar, o jogo mais aguardado na teoria. Os últimos campeões brasileiros, São Paulo e Flamengo, duelaram no Maracanã. Duas equipes de ponta em campo, mas sem os seus principais jogadores. É bem verdade que não faltou emoção, porém não teve o mesmo brilho de um Fla x Sampa. Jogo igual, 1 gol para cada lado e fim de papo. O jogo certamente não mostrou o que os clubes podem proporcionar para esse campeonato.

domingo, 9 de maio de 2010

Recado

Caros visitantes, amanhã vocês conferem no blog a análise da primeira rodada do Campeonato Brasileiro.

Continue lendo o blog. Lembrando que ultrapassamos a marca das 1000 visualizações da página.


Valeu!

Chelsea e Benfica quebram hegemonias

A Inglaterra está azul e Portugal está vermelho! Somente na última rodada, Chelsea e Benfica sagraram-se campeões nacionais. Parabéns aos dois clubes.

Em Londres, o Chelsea precisava apenas de uma vitória para conquistar o seu 4º título inglês (o último foi em 2006). Mas os Blues não se contentariam com pouco. Por isso, uma goleada sonora de 8x0 para cima do Wigan. O jogo foi mais uma prova de que, indiscutivelmente, o Chelsea merecia o título, quebrando, portanto, a sequência de três taças do Manchester United. Os Red Devils tentaram até o fim, levando a decisão para a última rodada, mas não adiantou. O 4x0 sobre o Stoke City não foi suficiente; era preciso um tropeço do rival londrino. E a última rodada, o marfinense Drogba, atacante do Chelsea, ainda foi premiado como artilheiro do campeonato, pois superou o Rooney ao marcar 3 gols contra o Wigan. Olho nele, Dunga.

Além de Chelsea e United, irão a Champions League 2010/2011 o Arsenal e o Tottenham. Man City, Aston Villa e Liverpool disputarão a Europa League. Os três rebaixados são: Burnley, Hull City e Portsmouth.


PS: A primeira temporada de Carlo Ancelloti no Chelsea foi aprovada. O time de Londres conquistou a Premier League e ainda pode vencer a Copa da Inglaterra.

PPS: Péssima temporada do Liverpool. O técnico Rafa Benítez está com a batata assando nas mãos.

Resultados da última rodada:
Arsenal 4 x 0 Fulham
Aston Villa 0 x 1 Blackburn
Bolton 2 x 1 Birmingham
Burnley 4 x 2 Tottenham
Chelsea 8 x 0 Wigan
Everton 1 x 0 Portsmouth
Hull 0 x 0 Liverpool
Manchester 4 x 0 Stoke
West Ham 1 x 1 Man. City
Wolverhampton 2 x 1 Sunderland

Classificação:
1Chelsea86
2Manchester United85
3Arsenal75
4Tottenham70
5Manchester City67
6Aston Villa64
7Liverpool63
8Everton61
9Birmingham50
10Blackburn50
11Stoke City47
12Fulham46
13Sunderland44
14Bolton39
15Wolverhampton38
16Wigan36
17West Ham35
18Burnley30
19Hull City30
20Portsmouth19


Campeonato Português

O Benfica termina a década pondo fim a hegemonia do Porto na década. Depois de um tetra campeonato, acumulando 6 títulos nos últimos dez anos, o time azul fez uma temporada irregular e irá disputar somente a Europa League, junto ao Sporting. Quem ainda lutava pelo título na rodada final era o Braga. Mas não deu. O Benfica enfrentou o fraco Rio Ave em Lisboa e mesmo apertado, não decepcionou a torcida dos Encarnados: 2x1. Cardozo, grande artilheiro do campeonato, anotou os dois gols para o Benfica. Maior vencedor, esta foi a 32ª conquista do time da Águia pelo Campeonato Português.

Confira a última rodada:
Uniao Leiria 1 x 4 Porto
Leixoes 1 x 2 Sporting
Vitoria Setúbal 1 x 2 Belenenses
Paços de Ferreira 2 x 2 Olhanense
Benfica 2 x 1 Rio Ave
Vitória de Guimarães 1 x 2 Marítimo
Nacional 1 x 1 Braga
Naval 0 x 1 Acadêmica

1Benfica76
2Braga71
3Porto68
4Sporting48
5Marítimo41
6Vitória de Guimarães41
7Nacional da Madeira39
8Naval36
9União Leiria35
10Paços Ferreira35
11Academica33
12Rio Ave31
13Olhanense29
14Vitória de Setúbal25
15Belenenses23
16Leixões21