quinta-feira, 13 de maio de 2010

Festa tricolor

Ontem à noite houveram, como já sabem, importantes jogos de mata-mata: Copa do Brasil e Libertadores. E os dois jogos mais atrativos, que envolviam grandes equipes do país, acabaram em vitória dos tricolores gaúcho e paulista.

Numa espetacular virada, o Grêmio mostrou o porquê da fama de time copeiro, dono de 4 taças da Copa do Brasil. Com três gols de Borges (foto), o Imortal Tricolor, e põe imortal nisso, derrotou o santástico Santos, após estar perdendo por 2x0. O resultado (4x3) até poderia ser melhor, se não fosse o penalti defendido pelo arqueiro praiano. Mas o primeiro confronto mostrou por quais motivos o duelo é considerado uma final antecipada. Na quarta que vem, o Peixe necessita de uma vitória simples para avançar. Tarefa que seria fácil para o poderoso ataque santista, se não tivesse do outro lado uma espetacular equipe, montada pelo técnico Silas. Qualquer aposta é puro achismo.

Quem também construiu um bom resultado pela competição foi o Atlético-GO, ao bater o Vitória por 1x0. Não ter levado gol em casa acabou sendo importante para o Dragão continuar sonhando com o inédito título. O jogo da volta no Barradão será imprevisível. Vale lembrar que o Leão já goleou um time goiano nessa Copa do Brasil. 4x0 para cima do Goiás nas oitavas-de-final. Não é impossível para o clube baiano.

Libertadores

No clássico em Belo Horizonte, também deu Tricolor. Mesmo sendo creditado como favorito, o Cruzeiro não conseguiu mostrar futebol de qualidade e furar a defesa do São Paulo. O time do Morumbi, por sinal, deve agradecer muito ao Fernandão, que já chegou dando conta do recado. Organizando os ataques do Tricolor, o veterano atacante participou de forma fundamental nas jogadas dos dois gols da vitória do São Paulo. O 2x0 fora de casa provou que o time paulista, mesmo em fase irregular, tem experiência na Libertadores e, portanto, está muito vivo para conquistar o tetra, que se aproxima cada vez mais. E de quebra, pode acabar com a tradição de ser eliminado plor brasileiros na competição. Não acredito que o Cruzeiro consiga vencer no Morumbi.

É incrível como o Flamengo consegue surpreender. Quando tem um time favorito pela frente, o Rubro-Negro vai lá e apronta. Mas se aparece um azarão, é tropeço. Tudo bem que a Universidad do Chile não tem um time fraco, mas ter a tranquilidade que teve no Maracanã diante de um desorganizado Flamengo, é vexatório. E nem com um a mais em campo, deu certo. Com a derrota por 3x2 em casa, o Fla está muito longe de conseguir a vaga para as quartas (precisa vencer por dois gols de diferença em Santiago). E até deposito minhas fichas no carrasco rubro-negro nessa Libertadores. Com o futebol demonstrado, não será surpresa se eles chegarem ao título.

Internacional e Estudiantes reeditaram a final da Sulamericana de 2008. E em mais uma oportunidade, o Colorado se deu bem diante dos atuais campeões da Libertadores. Quer dizer, começou o confronto com o pé direito. Para isso, o clube gaúcho suou, sofreu, para fazer um golzinho no gol de Órion. O gol saiu apenas aos 43 min do segundo tempo. O que importa é que, no final, o resultado foi excelente pro Inter, por não ter tomado gol no Beira-Rio. Prevejo um duelo entre Inter e São Paulo nas semi-finais, com Fernandão, agora, do lado tricolor. Vamos esperar pra ver.

Europa League

Só pra finalizar, parabenizo o Atlético de Madrid pela conquista inédita do título da Europa League, antiga Copa da UEFA. Depois de mais de uma década, o clube volta a conquistar um troféu importante. O time espanhol, com gols do artilheiro Forlán, bateu o Fulham na prorrogação por 2x1 e salvou a temporada do futebol espanhol, que até então nada conquistara fora da Espanha nesta temporada. Também é importante frisar a espetacular campanha do Fulham, que eliminou equipes mais tradicionais até chegar a decisão em Hamburgo.

Nenhum comentário: