sexta-feira, 7 de maio de 2010

É agora ou nunca para Barcelona e Real Madrid

O campeonato espanhol tem grandes chances de ser decidido hoje. O líder Barcelona irá enfrentar o bom time do Sevilla fora de casa. E é no Sevilla que o Real Madrid deposita suas fichas para, então, ultrapassar o Barça na tabela. Entretanto, os madrilhenos terão que fazer sua parte: vencer o Athletic Bilbao no Santiago Bernabéu.

E é bem óbvio que se o Madrid espera um tropeço dos catalães, este é mais provável que aconteça nesta rodada, já que na última rodada, o Barça encara o Valladolid. Além disso, o Sevilla luta por uma vaga na Champions League 2010/2011.

O que pode acontecer neste final de semana?

Uma vitória do Barça e tropeço do Madrid = Barcelona matematicamente campeão
Um tropeço do Barça e vitória do Madrid = Madrid virtualmente campeão
Vitória de Barcelona e Real Madrid ou tropeço de ambos = Barcelona virtualmente campeão

Não acredito que os catalães deixarão o único título restante da temporada escapar.

Em quem vocês apostam?

O Brasileirão vai começar


A maior competição nacional terá seu início neste final de semana. Como todos sabem, 20 equipes jogam entre si em dois turnos. A equipe campeã é aquela que somar mais pontos. Os rebaixados serão os 4 últimos colocados. Esse ano é promessa de mais equilíbrio entre os clubes. Não dá para apontar um ou duas equipes que estão a frente das demais. Além disso, acredito que a classificação só irá se definir no final do primeiro turno. Até lá, teremos Copa do Mundo, janela de transferências, finais da Copa do Brasil e Libertadores. Isso tudo influencia nos desempenhos das equipes. Lembrando que neste ano teremos a participação das 12 principais equipes brasileiras. Na era dos pontos corridos, a última e única vez que isto aconteceu foi em 2007.

Mesmo no escuro, vou dar meus palpites:

Briga pelo título: São Paulo, Cruzeiro, Corinthians, Santos
Briga pela Libertadores: Grêmio, Flamengo, Internacional
Rebaixamento: Guarani, Ceará, Barueri, Avaí, Goiás, Vasco, Atlético-PR

Palmeiras, Botafogo, Atlético-MG, Fluminense, Atlético-GO e Vitória irão figurar no campeonato.

São meros palpites. Estou levando em conta os atuais momentos das equipes.

E na primeira rodada temos um clássico entre os campeões carioca e paulista. Botafogo x Santos duelam no Engenhão. O Santos deve ir com time misto, mas Neymar joga. Aposto numa vitória do Bota.

Grêmio e Atlético-GO enfrentam-se no Serra Dourada, mas ambos estão focados na Copa do Brasil, onde farão jogos equilibrados. Empate.

O Palmeiras recebe o Vitória no Parque Antarctica e tem tudo para ganhar sem problemas. Ainda mais que o Rubro-Negro deve mandar time misto para priorizar a Copa do Brasil.

Vejam o vídeo abaixo que o Jornal Nacional elaborou para a abertura de mais uma edição do Campeonato Brasileiro. Está sensacional!

Confira o vídeo do Brasileirão (JN)

Série B 2010

A segunda divisão do nosso futebol começou nesta sexta. Quatro jogos abriram o Campeonato Brasileiro da Série B. Destaque para a goleada da Lusa, que deve vir forte nesse ano.

Jogos da primeira rodada:

Portuguesa 4x1 Vila Nova
ASA 1x1 Ponte Preta
América-MG 0x0 Bragantino
Bahia 1x0 América-RN

Sábado:
Paraná x Ipatinga
São Caetano x Figueirense
Brasiliense x Sport
Icasa x Santo André
Náutico x Coritiba
Guaratinguetá x Duque de Caxias

quinta-feira, 6 de maio de 2010

O sonho do centenário corinthiano acabou

Na grande noite de quarta-feira, partidas de mata-mata decisivas proporcionaram muito nervosismo e tensão aos torcedores brasileiros.

Na Copa do Brasil, o Vasco tentou reverter a vantagem de 2 gols do Vitória, mas não conseguiu. Embora tenha vencido por 3x1, o gol sofrido significou a eliminação da equipe cruzmaltina. O Vitória vinga-se do ano passado, quando caiu diante do Vasco nesta mesma fase da Copa do Brasil. O Leão da Barra fará uma semi-final inesperada. O adversário é a surpresa Atlético-GO, que descontou o 1x0 no Palmeiras, levando a partida aos pênaltis. E nas 10 cobranças de pênaltis, apenas 3 acertos. Quem se deu menos mal foi o Dragão: 2x1.

Década para ser esquecida por vascaínos e palmeirenses. Mais uma eliminação aos dois times que fizeram um fraco primeiro semestre. Com esse futebol e elenco, a dupla não promete muita coisa para o Brasileirão, que se inicia em breve.

Jogando com tranquilidade e diante de sua torcida, o Grêmio não se esforçou muito para eliminar o Fluminense e venceu por 2x0. Já tinha uma boa vantagem conseguida no jogo da ida, no Rio de Janeiro, e soube administrar no Olímpico, onde é quase imbatível. Pelo lado do Flu, Muricy já chega com uma eliminação (mais uma) nas costas. O Tricolor das Laranjeiras precisa de reforços para não fazer feio no Brasileiro. O primeiro e grande nome trazido é Rodriguinho, atacante que se destacou no Santo André.

Quem enfrenta o Grêmio agora é o forte time do Santos. A equipe da Vila até tomou um susto no final do primeiro tempo, mas o Galo não foi páreo. O que faltou ao Atlético-MG foi ter feito um melhor resultado no Mineirão. Agora é se contentar com o estadual, porque esse time não promete ir longe no Brasileirão. Do outro lado, o Peixe vai confirmando o seu favoritismo. E o confronto esperado entre Grêmio e Santos se concretiza. Muitos falam em final antecipada, e concordo. São as duas melhores equipes da Copa do Brasil e quem chegar a final terá boas chances de levantar a taça.

Libertadores

O Cruzeiro passeou, humilhou o Nacional em Montevidéu. Na teoria, esperávamos um jogo equilibrado, com muita pressão da equipe uruguaia, a fim de reverter o confronto. Mas o time celeste, com paciência e futebol bonito, mostrou que é muito superior ao Nacional. O Zêro segue cada vez mais forte, e o melhor, com futebol convincente. E o próximo duelo da equipe já está definido. A Raposa enfrentará o São Paulo. Neste jogo, realmente não dá para palpitar quem avançará. O time de Minas está apresentando um futebol mais vistoso, entretanto, terá pela frente um adversário tradicional e que fará o segundo jogo na sua casa.

No jogo mais aguardado das oitavas, Corinthians e Flamengo travaram uma grande partida. Para o time de Parque São Jorge, era precisa realizar uma partida impecável e vencer por dois gols de diferença. Porém, os comandados de Mano Menezes só cumpriram metade da missão. Após um primeiro tempo perfeito, sufocando o rival durante os 45 minutos e com um 2x0 no placar, o Timão desanimou depois do intervalo. O Fla não precisou nem de 5 minutos para fazer o gol que classificaria a equipe carioca. Parecia que os gols de Ronaldo e Deivid (contra) tinham ido por água abaixo. A partir do gol, o Urubu soube se defender e criar contra-ataques de muito perigo. Para piorar, o técnico alvinegro faz duas péssimas alterações, piorando ainda mais o desempenho dos anfitriões.

Ambos os times mereciam passar, mas como só poderia avançar um, passou aquele que errou menos, que teve mais paciência. A superação flamenguista e apatia corinthiana no Maracanã fizeram a diferença nesse confronto. Reagir apenas no Pacaembu foi tarde demais pros corinthianos, que agora têm apenas o Campeonato Brasileiro para salvar o centésimo ano do clube. Já o time Rubro-Negro, após eliminar a equipe de melhor campanha, ganha moral para enfrentar seu próximo adversário (Universidad de Chile ou Alianza Lima) e tentar o bicampeonato da América.

PS: O Estudiantes venceu o San Luis por 3x1 e avançou às quartas-de-final. A equipe argentina aguarda o vencedor de Internacional e Banfield, que será definido hoje.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Corinthians x Flamengo comanda a quarta decisiva

Uma quarta-feira para ninguém colocar defeito. São vários os aperitivos de hoje, tanto no Brasil, quanto na Europa. E o carro-chefe das atrações é o clássico das nações: Corinthians x Flamengo.

Primeiramente, começaremos pela Europa.

Na Itália, Roma e Internazionale se enfrentam no estádio Olímpico de Roma. A partida é válida pela Coppa Italia (equivalente à Copa do Brasil). Jogo único; quem vencer, levanta a taça. Transmissão: ESPN Brasil, às 15h45.

Manchester City e Tottenham jogam pelo Campeonato Inglês. Os dois times brigam por uma vaga na Champions League da próxima temporada. Vale a pena assistir. Transmissão: ESPN, às 16h.

Na Espanha, o Real Madrid viaja para enfrentar o Mallorca, 4º colocado. A vitória dos merengues vale a permanência da caça ao título. Um tropeço significa o (quase) adeus.

Pernambuco

Será que desta vez o Sport perde a hegemonia estadual em Pernambuco? Vamos saber nesta quarta. O Náutico, que venceu o primeiro duelo por 3x2, joga pelo empate contra o Leão na Ilha do Retiro. Caso o Sport conquista a vitória, tornará-se penta-campeão estadual.

Copa do Brasil - Quartas-de-final (jogos de volta)

Em São Januário, o Vasco tem uma missão complicadíssima dianta do Vitória. O Gigante da Colina fazer três gols de diferença para não precisar dos penaltis. Vale lembrar que no ano passado, nesta mesma fase, a equipe cruzmaltina batera o Rubro-Negro baiano por 4x0. Para o Vitória, basta marcar um gol para abalar a recuperação do Vasco. Acredito numa classificação do tetra-campeão baiano. Transmissão: ESPN e Sportv, às 19h30.

Quem tem uma missão mais fácil é o Palmeiras. A equipe do Parque Antartica derrotou o Atlético-GO em São Paulo e agora só precisa de um empate em Goiânia. Entretanto, o Verdão terá um grande adversário pela frente, o atual campeão goiano. O Dragão, que disputará a Série A 2010, pode aprontar e não será nenhuma surpresa. Para o Palmeiras, é uma questão de honra continuar vivo na Copa do Brasil, depois do grande vexame no estadual. Vou ficar em cima do muro para este confronto. Transmissão: ESPN Brasil e Sportv, às 19h30.

O Fluminense precisa de um verdadeiro milagre para se consagrar nesta noite. Missão: vencer o Grêmio por, no mínimo, dois gols de diferença no estádio Olímpico. O atual campeão gaúcho costuma não dar quase nenhuma chance pros seus adversários em Porto Alegre. No Brasileirão do ano passado, por exemplo, o Imortal Tricolor não perdeu uma partida sequer em seus domínios. O Fluminense, que conta com a volta de Conca, sonha com uma façanha. Por sinal, uma façanha menor que aquela do último Brasileirão, no qual o Tricolor das Laranjeiras escapou de um rebaixamento praticamente inevitável. Ainda assim, não aposto no time de Muricy. Transmissão: ESPN e Sport, às 21h50.

Os campeões paulista e mineiro travam um grande duelo hoje, na Vila Belmiro. Para essas equipes, vencer a Copa do Brasil seria para coroar as grandes campanhas do primeiro semestre. De um lado, os meninos da Vila; do outro, o técnico Vanderlei Luxemburgo. O clima já esquentou no final de semana, quando os jogadores do Santos provocaram o técnico do Atlético-MG. Embora a expectativa seja de uma partida equilibrada, o time que está acostumado a golear na temporada, irá conseguir fazer o mínimo que precisa para se classificar. Vitória do Peixe. Transmissão: ESPN Brasil, Band e Sportv, às 21h50.

Libertadores

Antes de falar dos jogos de hoje, quero parabenizar o goleiro Rogério Ceni. O ídolo do São Paulo, após perder um penalti, defendeu duas cobranças, salvando o Tricolor. Quem tem estrela de campeão, é assim. Mas é bom falar também que o São Paulo deixou a desejar nas oitavas-de-finais, empatando duas vezes por 0x0 contra o fraco Universitario. Jogando assim, o time de Ricardo Gomes, o maior culpado, não vai chegar à final. O Tricolor espera o vencedor de Cruzeiro e Nacional.

Quem também se classificou ontem foi o Chivas Guadalajara. O clube mexicano tomou um sufoco danado do Velez, perdeu de 2x0, mas conseguiu se classificar, pois vencera o jogo de ida por 3x0 no México. Once Caldas ou Libertad será o adversário do Chivas.

Quem está com uma situação um pouco tranquila é o Cruzeiro. A Raposa pode até perder por um gol de diferença diante do Nacional em Montevidéu. A pressão será grande, mas o time celeste tem experiência e maturidade para conseguir um bom resultado no Uruguai e continuar sonhando com tri da Libertadores. Transmissão: Sportv 2, às 21h50.

Para fechar o grande dia, nada mais justo que um Corinthians e Flamengo. As equipes mais populares do país se enfrentam agora no Pacaembu. O Corinthians, que precisa vencer por dois gols de diferença para não levar a disputa aos penaltis, faz a partida mais importante do ano, e uma das mais importantes da sua história. A classificação significa a permanência do sonho em ser campeão da América. Uma derrota equivale a um trabalho de mais de um ano jogado no lixo. Os alvinegros, inclusive o técnico, espera que Ronaldo possa brilhar como no ano passado. Do outro lado, o Flamengo precisa jogar mais tranquilo, com o regulamento debaixo do braço. A vantagem de não ter tomado gols em casa foi fundamental. Resta à equipe carioca saber segurar a pressão que vai ser, e ao mesmo tempo, conseguir levar perigo à meta de Felipe. Não faço ideia de quem irá passar, mas o Fla tem um leve favoritismo por ter uma boa vantagem. E quem vencer, seguirá na competição com muito mais confiança. Transmissão: Globo, Bandsports e Sportv, às 21h50.

terça-feira, 4 de maio de 2010

Será a quebra do jejum do Olympique de Marseille?

Dezoito anos sem levantar uma taça de campeão nacional. É essa a escrita que o Olympique de Marseille pretende quebrar nesta quarta. A equipe azul tem uma vantagem de 5 pontos para o segundo colocado, o Auxerre. Portanto, restando apenas três rodadas, em caso de vitória do L'OM diante do Rennes em casa e derrota do Auxerre frente ao Lyon, os Phocéens terminam com o jejum de quase duas décadas. O que ainda tira o peso de tamanha responsabilidade é que o Olympique venceu nesta temporada a Copa da Liga Francesa. Antes deste título, a equipe conquistara um troféu apenas em 1993, quando bateu ninguém menos que o Milan. Naquele time estava o grande Didier Deschamps (foto erguendo a taça) o mesmo que, cinco anos mais tarde, levantaria a taça da Copa do Mundo pela França, após golear o Brasil na final. Hoje, Deschamps é o treinador do Olympique e espera devolver os tempos de glórias da equipe que há 17 anos consagrara-se tetracampeã francesa e campeã europeia. Caso a conquista aconteça, o Velódrome verá seu clube vencer o Campeonato Francês pela nona vez, atrás apenas do Saint-Étienne, com 10 taças. Para isso, a equipe conta com os gols do artilheiro senegalês Mamadou Niang (foto).

JOGOS DA 36ª RODADA:
  • 14:00
  • 14:00
  • 14:00
  • 14:00
  • 14:00
  • 14:00
  • 14:00
  • 14:00
  • 16:00
CLASSIFICAÇÃO:

1 Olympique 72







2 Auxerre 67







3 Lille 64







4 Lyon 62







5 Bordeaux 60







6 Montpellier 60







7 Lorient 54







8 Rennes 52







9 Monaco 50







10 Valenciennes 49







11 PSG 46







12 Nancy 44







13 Toulouse 43







14 Lens 43







15 Nice 41







16 Sochaux 41







17 Saint-Etienne 36







18 Le Mans 29







19 Boulogne 28







20 Grenoble 19

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Chelsea, Barcelona e Internazionale seguem no topo

Em suas rodadas finais, os campeonatos nacionais da Europa da temporada 2009/2010 seguem eletrizantes. As equipes que lutam pelos títulos, duelam ponto a ponto.

Pela 37ª rodada da Premier League (campeonato inglês), o jogo mais importante da rodada aconteceu em Anfield Road, casa do Liverpool. Os anfitriões receberam o líder Chelsea e foram derrotados por 2x0. A vitória do time londrino significou a permanência na liderança - um ponto a frente do Manchester United, que bateu o Sunderland por 1x0. Já o Liverpool não tem mais chances de ir a Champions League (UCL). Temporada muito vergonhosa dos Reds.

Outra partida que merece destaque é a vitória do Manchester City sobre o Aston Villa. Jogando em casa, os Skyblues ainda sonham com a 4ª vaga para a UCL, que hoje pertence ao Tottenham. Na rodada, conheceu-se o terceiro rebaixado: o Hull City empatou com o Wigan e junto com Burnley e Portsmouth disputarão a Championship (2ª divisão inglesa).

Resultados da 37ª rodada:

Birmingham 2-1 Burnley
Blackburn 2-1 Arsenal
Fulham 3-2 West Ham
Liverpool 0-2 Chelsea
Man. City 3-1 Aston Villa
Portsmouth 3-1 Wolves
Stoke City 0-0 Everton
Sunderland 0-1 Man. United
Tottenham 1-0 Bolton
Wigan Athletic 2-2 Hull City


Classificação:

1 Chelsea 83







2 Man. United 82







3 Arsenal 72







4 Tottenham 67







5 Manchester City 66







6 Aston Villa 64







7 Liverpool 62







8 Everton 58







9 Birmingham 50







10 Blackburn 47







11 Fulham 46







12 Sunderland 44







13 Stoke City 44







14 Bolton 36







15 Wigan 36







16 Wolverhampton 35







17 West Ham 34







18 Hull City 29







19 Portsmouth 28







20 Burnley 27

Na Espanha, Barcelona e Real Madrid venceram no final de semana e a classificação manteve-se igual - o Barça está um ponto a frente do Madrid. Para seguir na cola, os galácticos suaram para derrotar o Osasuna. Virada por 3x2 no Bernabéu.

Mantendo a liderança, o Barça goleou o Villarreal por 4x1 no El Madrigal. Resultado que mostra que os catalães estão ligadíssimos na briga pelo título espanhol, após a eliminação da UCL diante da Internazionale.

Resultados da 35ª rodada:

Málaga 1-1 Sporting Gijón
Valladolid 0-0 Getafe
Sevilla 3-1 Atlético Madrid
Tenerife 2-1 Racing Santander
Villarreal 1-4 Barcelona
Xerez 2-1 Almería
Espanyol 0-2 Valencia
Deportivo 0-1 Zaragoza
Real Madrid 3-2 Osasuna
Athletic 1-3 Mallorca

Classificação:

1 Barcelona 90







2 Real Madrid 89







3 Valencia 65







4 Mallorca 59







5 Sevilla 57







6 Villarreal 52







7 Getafe 51







8 Athletic Bilbao 50







9 La Coruña 44







10 Atlético de Madrid 43







11 Espanyol 41







12 Osasuna 39







13 Almería 38







14 Sporting Gijón 38







15 Zaragoza 37







16 Racing Santander 36







17 Málaga 35







18 Tenerife 35







19 Valladolid 33







20 Xerez 30

Neste meio de semana ocorrerá a 36ª rodada. O Barcelona terá um jogo facílimo contra o Tenerife. Já o Real Madrid tem tarefa dura: vai encarar o Mallorca fora de casa. Um revés merengue significará o adeus ao título.

A Internazionale se mantém no topo no Calcio. A equipe de Milão bateu a Lazio na capital por 2x0. Inclusive, o resultado do jogo foi questionado pelos dirigentes da Roma, vice-colocada. Certo é que até os próprios torcedores da Lazio comemoram os gols sofridos pela equipe. Mas a Roma segue sonhando. Na rodada do final de semana, os giallorrosi derrotaram o Parma fora de casa por 2x1. Restam 2 rodadas para o término e a Inter pode tornar-se, no domingo, penta-campeã em caso de vitória diante do Chievo, além de derrota da Roma frente o Cagliari.

O Milan segue em 3º, praticamente classificado à UCL. Em contrapartida, a irregular Juventus não pode mais alcançar a vaga para a Champions League.

Resultados da 36ª rodada:

Atalanta 1-1 Bologna
Milan 1-0 Fiorentina
Bari 3-0 Genoa
Lazio 0-2 Internazionale
Catania 1-1 Juventus
Sampdoria 2-0 Livorno
Chievo 1-2 Napoli
Siena 1-2 Palermo
Parma 1-2 Roma
Cagliari 2-2 Udinese

Classificação:

1 Inter de Milão 76







2 Roma 74







3 Milan 67







4 Sampdoria 63







5 Palermo 61







6 Napoli 56







7 Juventus 55







8 Genoa 48







9 Fiorentina 46







10 Bari 46







11 Parma 46







12 Chievo 44







13 Cagliari 43







14 Udinese 43







15 Catania 41







16 Lazio 40







17 Bologna 40







18 Atalanta 35







19 Siena 30







20 Livorno 29


Amanhã trago um post relacionado a outros campeonatos europeus em fase decisiva.