sábado, 22 de maio de 2010

É hora de decisão!

O palco está montado para receber os artistas. O espetáculo vai começar. Os espectadores aguardam o início do show. E que show! Nada melhor que uma final da UEFA Champions League.

Na capital espanhola, a bola vai rolar logo mais para Internazionale e Bayern München. Um duelo pouco esperado, visto que, nos últimos anos, ingleses e espanhóis vêm dominando o cenário europeu.

Das duas equipes, alguns pontos em comum. Ambos possuem técnicos que já venceram esse glamouroso torneio: José Mourinho com o Porto; Louis Van Gaal com o Ajax. Além disso, tanto Inter, quanto Bayern venceram a Liga e a Copa de seus respectivos países. Ou seja, buscam o terceiro título no ano. E vale lembrar que veremos de lados opostos dois jogadores que foram rejeitados pelo Real Madrid até chegarem aos clubes atuais. Sneijder, da Inter, e Robben, do Bayern irão atuar na casa do time madrilenho e que, certamente, está arrependido da venda dos dois finalistas.

Do lado italiano, temos um time comandado por José Mourinho, que falou recentemente que o Bernabéu já lhe faz sentir em casa (o português provavelmente comandará os merengues depois da Copa). A Internazionale, depois de 45 anos, tem grande chance de voltar a ser campeã europeia e, dessa forma, sair da "mesmice" de ganhar apenas campeonatos nacionais. Para isso, os nerazzurri contam com uma equilibrada equipe, formada, principalmente, por brasileiros e argentinos, e também, com o camaronês Eto'o (foto), que já marcou dois gols em finais de Champions League.

Donos do melhor ataque do campeonato, vemos no Bayern, uma equipe que surpreendeu durante quase toda a temporada. Após um começo irregular tanto na C. League, como na Bundesliga, o Bayern conseguiu avançar para a fase de mata-mata depois de golear a Juventus na Itália. E vem sendo assim de lá pra cá, com a equipe apresentando heróicas viradas e vencendo, principalmente, fora de seus domínios. Não dá pra duvidar da força dos bávaros nessa final, na qual buscam o terceiro título da competição de clubes mais importante da Europa. Sem o craque Ribery, que cumpre suspensão, vamos ficar de olho na dupla ofensiva: Olic e Robben (foto).

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Logo mais!

> Final da UEFA Champions League no blog!

Aguarde.

Três golaços na Vila e o Peixe está na final

Não deu pro Grêmio. O Imortal Tricolor até começou com tudo no jogo, dando pinta que iria conseguir a classificação. Mas não abriu o marcador. Acabou sendo castigado. Na segunda etapa, o Santos voltou jogando melhor, mas parecia um rolo compressor sufocando o clube gaúcho.

Os gols santistas, portanto, não demoraram a sair. E que GOLS. Golaço do craque PH Ganso de fora da área, golaço do Robinho por cobertura e golaço do Wesley driblando o goleiro Victor. Esse é o Santos, que faz os olhos dos torcedores e não-torcedores brilharem com o futebol arte, característico do país canarinho.

No outro jogo, o Vitória fez mais uma vítima no Barradão. Goleou o Atlético-GO por 4x0 novamente. Mas será páreo para o Santos na final? O Grêmio não foi.

Um brasileiro já está na final

É bem provável que em 2010 o futebol brasileiro volte a ter um campeão da Libertadores. Depois de 4 anos, São Paulo e Internacional reeditam a semi-final da competição. Na época, o Colorado se deu melhor e acabou tornando-se campeão. De lá pra cá, o Brasil foi 3 vezes vice.

Hoje, os dois clubes que continuam a representar o país no torneio são considerados, por mim, os favoritos a vencer a Libertadores. O Tricolor do Morumbi, na quarta, apenas confirmou a sua classificação ao jogar de forma tranquila ante um Cruzeiro desesperado, que já perdera Kléber, expulso no primeiro minuto de jogo. Realmente, parece que Fernandão era a peça que faltava pro São Paulo engrenar. E a Raposa caiu fora de novo. Ah, e que chapéu lindo do Dagoberto, hein?

Já o Inter passou muito sufoco nos dois jogos. O avanço à semi veio mais na base da vontade, do que na técnica. Tanto no Beira-Rio, quanto em Quilmes, os gols nos últimos minutos garantiram a vaga do Colorado. Mas vale lembrar que do outro lado estava o atual campeão Estudiantes. E é bom que o clube gaúcho não perca nenhum jogador que participou da confusão no final do jogo na Argentina. Ainda assim, no confronto, o São Paulo já larga na frente por jogar a segunda partida em casa e também por contar com um elenco um pouco mais forte. Mas é Libertadores, né?

Na mesma Libertadores, o Flamengo tentou, jogou pra valer, mas não adiantou. Em Santiago, uma vitória simples não era suficiente. A derrota no Maracanã tinha sido deveras desastrosa para o Fla. Ainda mais por levar 3 gols. E assim como o Corinthians, o Urubu cai fora vencendo o jogo da volta e sai de cabeça erguida. Agora a Universidad enfrenta o desequilibrado Chivas, que nos últimos jogos, só vence no México. Pelo bem do futebol, torço para que os chilenos avancem. Será triste ver um mexicano na final, visto que a Libertadores não tem valor algum para eles. Vamos esperar, mas quem passar desse duelo, vai ter que jogar muito na final para bater São Paulo ou Cruzeiro. Antes disso, teremos a Copa do Mundo. Pra finalizar: chapelaço do argentino Montillo; pintura.

domingo, 16 de maio de 2010

Somente um time está 100%

Esta é a tônica do Brasileirão. Muita disputa, equilíbrio. Uma verdadeira gangorra. E comprovando tal fato, basta dar uma olhada na tabela. Apenas o Corinthians venceu suas duas partidas. E os demais times, exceto o Goiás, já pontuaram. Entretanto, ainda é só o começo de uma temporada que promete muitas reviravoltas.

A rodada começou no sábado. No Maracanã, o Fluminense teve dificuldade, mas venceu o Atlético-GO por 1x0. Primeira vitória do time de Muricy. O segundo e último time mandante a conquistar três pontos na rodada foi o Prudente. O clube do interior paulista recuperou-se de forma espantosa da goleada sofrida diante do Avaí e descontou para cima do Atlético-MG: 4x0. Se cuida, Luxa. Vitória e Flamengo empataram por 1x1 no Barradão com muita água no gramado. Esse é o segundo empate do Fla, que demonstra pensar, no momento, apenas na Libertadores.

Domingo dos visitantes

Visitantes indigestos no domingão. Dos sete jogos, três vitórias deles, além de quatro empates.

Começamos no Olímpico. O Corinthians tornou-se líder e único time com 100% de aproveitamento. A equipe de Parque São Jorge, que parece não sentir falta de Ronaldo, derrotou o time misto do Grêmio por 2x1. De quebra, o Timão acabou com a escrita de 11 anos sem vencer no estádio do Imortal Tricolor, que hoje, só pensa no jogo de quarta, contra o Santos. Porém, o time paulista não pode se contentar com o futebol apresentado, que não é digno de um primeiro colocado.

No Morumbi, o Botafogo, campeão carioca, bateu o São Paulo de virada pelo placar de 2x1. Parece-me que o Bota vem forte para essas primeiras rodadas. Além de conseguir um grande resultado em Sampa, o Alvinegro empatou com o campeão paulista, o Santos. Vamos ver até onde o time de Joel pode chegar. Já o São Paulo, com time misto, mantém seu foco no duelo contra o Cruzeiro, que acontece na quarta.

Grande virada do Internacional em Goiânia. O Colorado estava perdendo por 2x0, mas mostrou força no segundo tempo para reverter. E que péssimo início de Brasileirão pro Goiás. Duas derrotas do time do técnico Leão. Em momento distinto, o Inter mesmo com os reservas em campo, conseguiu sua primeira vitória e, além disso, motivação para enfrentar o Estudiantes na Argentina.

Sem dúvida, a maior zebra da rodada. Ninguém imaginava que o incrível Santos fosse tropeçar diante do recém-promovido Ceará (1x1). Mas como futebol não é matemática, o clube cearense não quis saber de Neymar, nem Ganso e levou um ponto importante para Fortaleza. E, por sinal, o Alvinegro de Porangabussú ainda poderia sair com uma vitória, se não fosse erro do auxiliar. Já o Peixe, que está focado na Copa do Brasil, tem fraco começo no Campeonato Brasileiro.

Vasco e Palmeiras vivem épocas parecidas. Elencos limitados, técnicos questionados, torcidas pressionando dirigentes, e acima de tudo, falta de títulos. O jogo em São Januário mostrou bem a atual situação das equipes. Futebol fraco, bola mal-tratada e um 0x0 no placar. Os dois que se cuidem para não voltarem ao inferno da segundona, pois com esses elencos, aqueles tempos de glórias da década de 90 estão difíceis de retornar.

O Avaí tava bem na parada. Tinha goleado o Prudente por 6x1 na primeira rodada e também por 45 minutos batia o Cruzeiro no Mineirão por 2x0. Eis que aparece Wellington Paulista para salvar a Raposa e empatar a partida em 2x2. Resultado, pelas circunstâncias, de bom tamanho pros comandados de Adilson Baptista, que não tira o São Paulo da cabeça.

O Atlético-PR não promete ir longe no campeonato. O clube da baixada paranaense apenas empatou em 2x2 contra o Guarani, em Curitiba. Vale mencionar o começo de campeonato do Bugre, que soma 4 pontos.

Internazionale e Barcelona campeões

Itália
Internazionale penta-campeã italiana! É, já virou rotina. Desde 2005 a Inter levanta a taça do Calcio. De lá pra cá, os nerazzurri trocaram de técnico e também viram seus rivais fracassarem, como Milan e Juventus (rebaixada há pouco tempo atrás).

Porém, para alcançar o 18º título e, de quebra, ultrapassar o Milan em número de conquistas, os comandados de José Mourinho suaram para bater o rebaixado Siena. O gol do penta só saiu no segundo tempo, dos pés do argentino Milito. Até aí, a Roma consagrava-se campeã, pois estava vencendo o Chievo. Entretanto, o 2x0 não serviu e o time da capital vacila mais uma vez. Aquela derrota para a Sampdoria em casa praticamente tirou o scudetto das mãos dos romanos.

Confira o vídeo com o gol decisivo de Diego Milito para a Inter!

Agora a Inter volta as suas atenções para a finalíssima contra o Bayern.


Parabéns, Internazionale! Parabéns, Mourinho, pelo bicampeonato!


CLASSIFICAÇÃO
1Internazionale8238
2Roma8038
3Milan7038
4Sampdoria6738
5Palermo6538
6Napoli5938
7Juventus5538
8Parma5238
9Genoa5138
10Bari5038
11Fiorentina4738
12Lazio4638
13Catania4538
14Chievo4438
15Cagliari4438
16Udinese4438
17Bologna4238
18Atalanta3538
19Siena3138
20Livorno2938

Espanha
Não se pode negar que o Real Madrid lutou até o fim. Valentia e persistência foram as marcas do time da capital. Mais ainda, não se nega que o título espanhol da temporada 2009/2010 tenha terminado em boas mãos, ops, pés. O Barcelona, time que mais encanta atualmente, deu um show no campeonato, perdendo apenas uma partida. Além disso, os catalães bateram o rival de Madrid nas 2 oportunidades. Portanto, indiscutivelmente, o Barça merecia levar esse caneco (pelo menos esse) para premiar o grande elenco que tem.

Na última rodada, Messi e cia não tiveram trabalho para golear o rebaixado Valladolid e garantir a taça. Com o bicampeonato, o clube azul-grená chega a marca de 20 títulos da Liga Espanhola. Já o maior vencedor do campeonato, com 31 conquistas, o Real Madrid apenas empatou contra o Malaga.

Confira os gols da goleada do bicampeão Barcelona!

Parabéns, Barcelona! Parabéns, artilheiro e craque Messi!


CLASSIFICAÇÃO
1Barcelona9938
2Real Madrid9638
3Valencia7138
4Sevilla6338
5Mallorca6238
6Getafe5838
7Villarreal5638
8Athletic Bilbao5438
9Atlético de Madrid4738
10La Coruña4738
11Espanyol4438
12Osasuna4338
13Almería4238
14Zaragoza4138
15Sporting Gijón4038
16Racing Santander3938
17Malaga3738
18Tenerife3638
19Valladolid3638
20Xerez3438