quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Confrontos abertos nos playoffs da Champions

A briga pelas últimas dez vagas na fase de grupos da UEFA Champions League começou nesta terça-feira. Apenas Werder Bremen, Zilina e Hapoel Tel-Aviv construiram uma boa vantagem para os jogos de volta, que acontecem na próxima semana.


Responsável por deixar Manchester City e Liverpool fora da maior competição interclubes do planeta, o Tottenham falhou na defesa e se viu praticamente eliminado quando perdia para os suíços do Young Boys por 3 a 0 antes dos 30 minutos. Entretanto, com gols do zagueiro Bassong e do russo Pavlyuchenko, os Spurs renasceram na competição e na próxima quarta-feira precisarão de uma simples vitória para avançar à fase de grupos.

Também nesta terça-feira, tivemos dois bons jogos no leste europeu. O primeiro na Rússia, onde o Zenit venceu o Auxerre por 1 a 0, gol de Kerzhakov. Na Ucrânia, Dynamo de Kiev e Ajax ficaram no 1 a 1. O zagueiro Vertonghen colocou os holandeses na frente, mas Gusev empatou logo depois. O atacante André, ex-Santos, fez sua estreia pelo Dynamo na segunda etapa, tendo uma atuação apagada.

Ainda na terça, pelo caminho-dos-campeões, tivemos um confronto da extinta Tchecoslováquia. O Zilina, da Eslováquia, foi até a República Tcheca e venceu o Sparta Praga por 2 a 0, ficando próximo da fase de grupos. Na Noruega, o duelo nórdico realizado por Rosenborg e Copenhagen teve vitória do time da casa por 2 a 1.

Matheus do Braga comemora gol contra o SportingNesta quarta-feira, o destaque ficou com a vitória do Braga em cima de um irreconhecível Sevilla por 1 a 0, gol de Matheus, um dos vários brasileiros do time, entre eles o goleiro Felipe, ex-Corinthians, que realizou sua segunda partida pelo clube. No jogo da volta, na próxima terça-feira, o Braga terá a vantagem do empate para chegar pela primeira vez em sua história na fase de grupos da Champions League.

Outro importante jogo desta tarde foi Werder Bremen 3-1 Sampdoria. Os alemães abriram 3 a 0 com gols de Fritz, Frings (de pênalti) e Pizarro. No entanto, mesmo com um jogador a mesmo, os italianos descontaram no final da partida com Pazzini. O duelo é importantíssimo na briga pela terceira colocação no ranking de ligas da UEFA. O futebol alemão tenta ultrapassar o italiano para ter quatro vagas na próxima edição da UCL.

Nos demais jogos, destaque para a vitória do Hapoel Tel-Aviv na Áustria contra o Red Bull Salzburg por 3 a 2. O goleiro nigeriano Enyeama, um dos destaques da Copa, marcou de pênalti o primeiro gol do time israelense. O atacante Alan, ex-Fluminense, fez sua estreia pelo clube áustriaco na segunda etapa. Na Suíça, o Basel derrotou o Sheriff Tiraspol por 1 a 0 e na Sérvia, Partizan e Anderlecht empataram em 2 a 2.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Goleadas e goleiros são destaques na Inglaterra

Mal começou a temporada na Inglaterra, e o Chelsea já mostra a sua força na rodada inaugural da Premier League. Tentando o bicampeonato, os blues não tomaram conhecimento do fraco e recém-promovido West Bromwich e golearam em Stamford Bridge. 6x0 em ritmo de treino. A goleada coroou o marfinense Didier Drogba como o grande nome da partida, autor de três gols. Relembrando que o atacante foi artilheiro da competição na última temporada.

Com o massacre, o Chelsea confirma o posto de super favorito ao título, inclusive na frente de equipes como Manchester United, Arsenal, Liverpool e Manchester City. É, de fato, o time a ser batido no campeonato. Será possível pará-lo?

Menção honrosa para o Blackpool; outro promovido, mas diferentemente do West Brom, destacou-se de forma positiva ao golear o Wigan fora de casa por 4x0. Surpresa! Já é possível tirar alguma conclusão daí? O Wigan fará mais uma fraquíssima temporada ou o azarão Blackpool surpreenderá a todos? Vamos ficar de olho.

Goleiros

Todos sabemos que a profissão de goleiro é bastante instável. Em pouco tempo, ele pode ir do céu ao inferno e vice-versa. Na primeira rodada da Premier League, dois grandes goleiros de clubes famosos viveram momentos distintos.

O inglês Joe Hart assumiu a titularidade no gol do Manchester City (roubando a vaga do excelente Shay Given) e simplesmente fez uma exibição de gala no White Hart Lane, diante do Tottenham, time anfitrião. Com defesas excelentes e com alto grau de dificuldade, o arqueiro dos citizens assegurou o empate do time de Manchester. Se não fosse ele, o Tottenham, que fez uma grande partida, principalmente no primeiro tempo, consagraria a vitória. Entretanto, 0x0 no placar.

Já no clássico da rodada entre Liverpool e Arsenal, o goleiro dos reds falhou e acabou entregando o empate ao Arsenal. Após estar vencendo por 1x0 (gol de Ngog) e com um jogador a menos (Joe Cole foi expulso no final do primeiro tempo), Pepe Reina não consegue cortar um cruzamento e falha feio. Empate dos gunners aos 45 min do segundo tempo. Quase uma vitória heróica do Liverpool.

Jogos da rodada:

Sábado
Tottenham 0 x 0 Manchester City
Aston Villa 3 x 0 West Ham
Blackburn 1 x 0 Everton
Bolton 0 x 0 Fulham
Sunderland 2 x 2 Birmingham
Wigan 0 x 4 Blackpool
Wolverhampton 2 x 1 Stoke
Chelsea 6 x 0 West Bromwich

Domingo
Liverpool 1 x 1 Arsenal

Segunda-feira
Manchester United x Newcastle