sábado, 1 de maio de 2010

Azarão ou tradição na Holanda?

Amanhã ocorrerá a última rodada da Eredivisie, mais conhecido como Campeonato Holandês. E na corrida pelo título estão duas equipes: o líder e desconhecido Twente; e um ponto atrás aparece o glorioso Ajax.

O Twente viajará a Breda para enfrentar o NAC, nono colocado. Uma simples vitória garante o título ao clube de Enschede. Precisando da vitória, o Ajax duela com o NEC (12º colocado), fora de casa. Além de vencer, o clube da capital Amsterdã deve torcer para o Twente não conquistar os três pontos na rodada.

Para faturar seu 30º título, o Ajax conta com um trio matador: o servo Pantelic, o uruguaio Luis Suárez e o dinamarquês Rommedahl. Os Filhos dos Deuses, como é conhecido o clube, chegou a incrível marca de 102 gols na liga holandesa. Já o Twente, buscando seu segundo título, possui o artilheiro costa-riquenho Bryan Ruiz, além dos brasileiros Douglas, zagueiro ex-Goiás, e Wellington Sousa, atacante ex-Internacional e Náutico.

Quem se consagrará campeão holandês da temporada 2009/2010? O azarão Twente ou o gigante Ajax?

O Leão é o bicho do domingo


Nada melhor que gritar "é campeão" e tirar sarro do seu rival. E os campeonatos estaduais permitem que as rivalidades mantenham-se sempre acesas.

No sábado, duas torcidas comemoraram o título estadual. Em Alagoas, o Murici venceu o ASA e conquistou o Alagoano pela primeira vez. E em Brasília, o Ceilândia empatou, mas como havia vencido o primeiro jogo, faturou o título inédito.

E vamos aos jogos deste domingo. Seis estados conhecerão seus campeões amanhã.

No Barradão, o Vitória pode perder por até um gol de diferença para conquistar seu oitavo título estadual na década e manter o jejum do rival Bahia. Palpite: Leão da Barra campeão.

Outro Leão que pode ser campeão é o Avaí. O time de Guga só perde o título se for derrotado por três gols de diferença para o Joinville na Ressacada. Impossível, Leão da Ilha campeão.

O Rei da Selva está em todas as finais. Pelo campeonato cearense, Ceará e Fortaleza duelam. O Vovô terá que vencer para levar a partida para os penaltis. Nada decidido ainda. Palpite: Leão do Pici campeão.

Na terra do chimarrão, o Grêmio tem boa vantagem para tornar-se campeão gaúcho no Olímpico. Em busca do tricampeonato, o seu rival, Internacional, precisa vencer por uma diferença de três gols. Vitória do Colorado por dois gols de saldo, dá penalidades. Palpite: Imortal Tricolor joga tranquilo e será campeão.

Em Goiás, o campeonato já está definido. No jogo da ida, o Atlético-GO goleou o Santa Helena por 4x0 e agora pode perder por até quatro gols de saldo. Palpite: Dragão campeão.

Na luta pelo terceiro título estadual da década, o Santos fará o segundo jogo contra o Santo André. O Peixe pode perder até por um gol de diferença que ainda levará o caneco. Palpite: O Pacaembu, como nos tempos de Pelé, verá o Santos campeão.


Pelo campeonato pernambucano, o Náutico recebe o rival Sport nos Aflitos. Vale lembrar que esse ainda é o primeiro jogo do final. O Náutico tentará quebrar a sequência de títulos do Sport, atual tetracampeão, e, dessa forma, impedir que o Leão chegue ao famoso "hexacampeonato", maior feito do Timbu.

Já pode comemorar, Bayern

Faltando apenas uma rodada, a Bundesliga 09/10 já conhece o seu campeão. O Bayern München não tomou conhecimento do VfL Bochum e bateu por 3x1 na Allianz Arena. A decisão pelo título ficaria para a última rodada, caso o Schalke 04 vencesse o Werder Bremen em Gelsenkirchen. Porém, os Azuis Reais foram derrotados por 2x0 e a chance de ser campeão se esgotou. Sendo mais exato, o Schalke ainda tem uma possibilidade remotíssima. Para levar o caneco, o clube de Gelsenkirchen precisa torcer por uma derrota dos bávaros e golear o Mainz 05 por 16x0. Convenhamos que isso é impossível.

Com o título, o Bayern chega a marca de 22 conquistas de ligas nacionais, mantendo a hegemonia na Alemanha. Já o Schalke 04 adia o sonho de ser campeão por mais uma temporada. Já se foram 52 anos.

Na briga pela última vaga na Champions League estão Werder Bremen, Bayer Leverkusen, que vacilou mais uma vez (empatou com o Hertha Berlim, rebaixado), e o Borussia Dortmund, que também só empatou em casa diante do Wolfsburg.

Na Bundesliga, 2 times são rebaixados e o antepenúltimo joga uma repescagem com o 3º colocado da segunda divisão. Junto com o Hertha Berlim, que caiu nesta rodada, podem pra 2. Bundesliga: Bochum, Nuremberg e Hannover 96.

Jogos da 33ª rodada:

Colônia 2 x 2 Freiburg
Bayer Leverkusen 1 x 1 Hertha Berlin
Bayern de Munique 3 x 1 Bochum
Borussia Dortmund 1 x 1 Wolfsburg
Eintracht Frankfurt 1 x 2 Hoffenheim
Hamburgo 4 x 0 Nuremberg
Hannover 6 x 1 Monchengladbach
Schalke 0 x 2 Werder Bremen
Stuttgart 2 x 2 Mainz

Classificação

1Bayern Munique67
2Schalke 0464
3Werder Bremen60
4Bayer Leverkusen58
5Borussia Dortmund57
6Stuttgart54
7Hamburgo51
8Wolfsburg47
9Eintracht Frankfurt46
10Mainz46
11Hoffenheim41
12Borussia Mönchengladbach38
13Colônia38
14Freiburg32
15Hannover30
16Nuremberg28
17Bochum28
18Hertha Berlim24

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Copa do Brasil e Libertadores

Jogos emocionantes e decisivos da Copa do Brasil e da Libertadores da América movimentaram o mundo esportivo neste meio de semana.

Pela competição nacional ocorreram os jogos de ida das quartas-de-final. Na quarta-feira, o Vitória recebeu o Vasco da Gama no Barradão. O time cruzmaltino, embora favorito no confronto, perdeu pelo placar de 2x0 e terá que fazer 3 gols de diferença para seguir em frente. Resultado excelente pro Vitória, que não tomou gols em casa, e também surpreendente. Pelo que me parece, o Vasco não conseguirá reverter em São Januário e não chegará à final da competição mais uma vez.

No mesmo dia, Atlético-MG e Santos propuseram um jogaço no Mineirão. Realmente, um duelo temperado com muita emoção e gols. Diego Tardelli (foto), atacante do Galo e autor de três gols na partida, até tentou ajudar o clube mineiro, mas contra o poderoso ataque do Santos, a vitória por 3x2 não foi suficiente para ir tranquilo à Vila Belmiro. Para o Peixe, então, é preciso apenas de um simples 1x0 para assegurar a classificação. O Galo pode ter o Luxemburgo como técnico, mas será muito, mas muito difícil parar o Santos na baixada. Vamos ver no que dá esse grande confronto.

Já na quarta-feira, em São Paulo, o Palmeiras sofreu para vencer o Atlético-GO. E coloque sofrimento nisso. O gol da vitória só saiu aos 49 min do segundo tempo, através dos pés de Cleiton Xavier (foto) de pênalti. O episódio lamentável da partida aconteceu quando Diego Souza foi substituído. O jogador, xingado pela torcida no Palestra Itália, retribuiu com um palavrão aos torcedores. Erro dos dois lados: a torcida deveria analisar o que o Diego Souza já fez pelo time desde que foi contratado; e, claro, jogador nenhum tem o "direito" de xingar sua torcida. No fim das contas, o Palmeiras não tomou gols e isso pode ajudar na classificação. Favoritismo verde em Goiânia.

Para finalizar, mais um clássico nacional. Fluminense e Grêmio travaram o primeiro jogo do confronto, no Maracanã. Após sair na frente com André Lima, o Flu não resistiu ao melhor futebol do Grêmio. Comandado pelo inspirado meia Douglas, o Tricolor dos Pampas venceu a partida por 3x2. Resultado expressivo longe do Olímpico. Por sinal, para o time que não estava acostumado a vencer fora de casa, já é um grande começo. Agora, o Flu terá que fazer um 2x0 em Porto Alegre. Missão (quase) impossível. Grêmio favoritíssimo no Olímpico.

Libertadores

O São Paulo viajou ao Peru para enfrentar o fraco Universitario. A princípio, todos esperavam uma boa vitória do Tricolor, mesmo longe do Morumbi. Mas aconteceu que o São Paulo não conseguiu converter as chances em gols, e os anfitriõs souberam suportar a pressão até o final da partida. O 0x0 acabou tornando-se injusto, embora não seja um placar desfavorável aos brasileiros. Resta ao clube paulista fazer o seu dever de casa e vencer por qualquer placar. Para os peruanos, qualquer empate com gols, serve para se classificar.

Já o Internacional está numa situação mais complicada entre os times brasileiros. O Colorado, em Buenos Aires, não suportou a pressão e levou um gol do Banfield logo no primeiro minuto. Logo após, Kléber marcou um golaço, mas não adiantou. Placar final: 3x1. Para o jogo da volta no Beira-Rio, os gaúchos terão que vencer por 2x0. Semana decisiva pro Inter; duas decisões. No domingo, finalíssima do Gauchão contra o Grêmio; na quinta, jogo da volta contra o Banfield. É tudo ou nada para Fossati permanecer no comando.

Em contrapartida ao Inter, o Cruzeiro recebeu o Nacional do Uruguai no Mineirão. Precisando do resultado em casa, a Raposa não deu chances e marcou três vezes só no primeiro tempo. E todos eles marcados pelo atacante Thiago Ribeiro. Regueiro ainda diminuiu pros uruguaios no segundo tempo. O placar de 3x1 terminou sendo satisfatório, e basta ao time celeste administrar o resultado em Montevidéu.

Nada mais justo que encerrar o post com o grande clássico brasileiro na Libertadores. No Maracanã, Flamengo e Corinthians mexeram com milhões de corações brasileiros. Para começar, muita chuva e gramado encharcado na recepção aos atletas. E isso acabou prejudicando as equipes, principalmente no primeiro tempo, tirando o brilho esperado da decisão. A bola simplesmente não rolava. A partida começou e tudo estava equilibrado, até que Michael, do Flamengo, foi expulso. A partir daí, o Corinthians manteve a posse de bola no campo de ataque. Entretanto, os alvinegros não souberam criar oportunidades de gols no jogo inteiro e o Fla, nos contra-ataques, oferecia mais perigo. Não deu outra. Em um penalti infantil de Moacir em Juan, Adriano (foto) teve a chance de abrir o placar e não desperdiçou. Até o final do jogo, o Corinthians manteve sua inofensividade à defesa flamenguista. Inclusive, Ronaldo (foto) fez uma péssima partida, errando passes e domínio de bola, sendo vaiado pelos cariocas ao ser substituído.

O placar de 1x0, sem dúvida, terminou sendo excelente pro Flamengo, devido as circunstâncias. Ainda mais que a equipe não tomou gols. Porém, a decisão vai ficar mesmo para o jogo no Pacaembu, na próxima quarta.

Resultados dos demais jogos das oitavas-de-finais da Libertadores, destacando as boas vitórias de Chivas Guadalajara, Estudiantes e Universidad de Chile.

San Luís 0x1 Estudiantes
Chivas Guadalajara 3x0 Vélez Sarsfield
Alianza Lima 0x1 Universidad de Chile
Once Caldas 0x0 Libertad

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Dez gladiadores no Camp Nou

Retranca durante os 90 minutos. Não esperava que a Internazionale fosse ao Camp Nou para jogar dessa forma. Imaginava que a Inter jogaria da maneira que atuou no Giuseppe Meazza. Porém, o técnico Mourinho optou por essa estratégia e, apesar da derrota, triunfou contra o Barcelona.

O Barça entrou em campo necessitando de um 2x0 e, desde o começo da partida, mostrou-se mais presente no ataque, valorizando a posse da bola. E tudo parecia melhorar assim que o juiz expulsou o volante brasileiro Thiago Motta. Agora, com um a mais, o Barça teria mais espaço para furar o bloqueio. Na teoria, sim. Porque o que aconteceu até o final do jogo foi um super esquema defensivo montado pelo time italiano. Com vantagem numérica, os comandados de Pep Guardiola pouco tinham criatividade, giravam muito a bola, mas não chutavam a gol. O Barça só veio pressionar de verdade faltando 10 min, até que saiu o gol (irregular) da esperança. O autor foi o zagueiro Piqué, que àquela altura era centroavante. Entretanto, o Barça parou por aí.

A Internazionale conseguiu o que ela queria. Para alguns, de maneira injusta. Discordo. No primeiro jogo, os nerazzurri fizeram uma partida quase perfeita, em todos os setores do campo. Na volta, a Inter atuou como muitos times pequenos fazem contra o Barcelona. A diferença é que nenhum time pequeno conseguiu vencer o Barça jogando desse jeito, mas a Internazionale, que não é time pequeno, soube neutralizar os espanhóis, montando uma verdadeira barreira humana. Dez gladiadores resistiram ao mágico Barcelona.

Somente duas coisas a lamentar. Futebol não é justo, mas é triste ver o "melhor time do mundo" ficar de fora do Mundial de Clubes.
Além disso, lamento a expulsão injusta do Thiago Motta. O volante vinha fazendo uma grande temporada e até merecia aparecer na lista dos convocados de Dunga para a Copa da África. Porém, com a expulsão, além de ficar de fora da final da Champions League, o brasileiro dificilmente será lembrado pelo técnico da Seleção Canarinho.

Agora é só aguardar a grande final entre Internazionale x Bayern München. O duelo acontece dia 22 de maio, no estádio Santiago Bernabéu, em Madrid.

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Olic humilha em Gerland e o Bayern vai a Madrid

Ontem aconteceu o jogo da volta entre Bayern München e Olympique Lyonnais. Precisando de dois gols de diferença, o Lyon teria que mostrar-se ofensivo durante o jogo. Isso na teoria. Porque na prática, a equipe francesa produziu muito abaixo do que se espera de um semi-finalista de Champions League.

Do outro lado, uma equipe consciente, que sabia o que era preciso fazer dentro de campo. Aliadas a isso, a segurança da defesa e a superioridade técnica dos alemães. Os três gols do croata Olic (foto) saíram espontaneamente e resumiram com perfeição o duelo na França. É bem verdade que a expulsão de Cris, zagueiro e capitão do Lyon, tornou-se fundamental para a humilhação francesa, mas tal fato isolado não deu a vitória ao Bayern. Os Bávaros portaram-se como equipe campeã, detentora de quatro títulos continentais, classificaram-se à final em Madrid de forma merecida e duelarão, indubitavelmente, de igual para igual com qualquer adversário, Barcelona ou Internazionale.

E sobre o jogo de hoje, é dificílimo apontar o segundo finalista. Todos sabemos do que o Barcelona é capaz. Não duvido de uma virada incontestável dos catalães em seu relvado. Todavia, vejo, na outra equipe, uma enorme determinação em disputar a final (algo que não acontece desde 1972); e o guia desta equipe é o tão exigente José Mourinho. Acredito que seu trabalho vem fazendo a diferença na campanha da Internazionale, que já até eliminou o Chelsea. Portanto, na minha concepção, o Barça pode até vencer a partida no Camp Nou, mas essa vaga está nas mãos dos italianos.

O jogaço de hoje terá início às 15h45, com transmissão da Band e TV Globo.

Prováveis escalações das equipes
Barcelona: Valdés, Daniel Alves, Milito, Piqué; Maxwell; Xavi, Busquets e Keita; Messi, Ibrahimovic e Pedro. Téc.: Pep Guardiola

Internazionale: Julio César, Maicon, Lúcio, Samuel, Zanetti; Cambiasso, Motta e Sneijder; Pandev, Milito e Eto'o. Téc.: José Mourinho

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Mensagem aos navegantes!

Amigos e leitores do blog, em função da correria que está esta semana, provavelmente serei mais breve em minhas postagens.

Mas, vou tentar, na medida do possível, trazer conteúdo e opinião sobre os jogos desta semana. E que semana!

Fiquem atentos e mantenham sempre o acesso ao site para o proprietário do blog continuar motivado a escrever aqui.

Valeu!

Bayern luta por três taças

No sábado, atuando pela 32ª rodada da Bundesliga, o Bayern München não passou de um empate em 1x1 diante do Borussia Mönchengladbach. E para piorar, o rival na briga pelo título, o Schalke 04, venceu o Hertha Berlim na capital por 1x0. Dessa forma, as duas equipes dividem a liderança com 64 pontos cada uma. O time de Munique ainda continua na frente por obter um saldo mais positivo que o dos Azuis Reais.

Analisando as duas rodadas restantes para o término do Campeonato Alemão, pode se dizer que o favoritismo é do Bayern. Os Bávaros irão enfrentar dois times fracos: Bochum e Hertha Berlim. Já o time de Gelsenkirchen ainda duela contra Werder Bremen e Mainz 05.

Entretanto, algo que pode manter o sonho do Schalke em ser campeão alemão (isso não acontece desde 1958) é o fato de seu rival direto estar disputando outra competição, a Champions League. Logo, ao Schalke 04, seria interessante torcer para o Bayern seguir em frente e chegar à final do torneio continental. Assim, seria inevitável afirmar que a disputa pelo Nacional, por parte do Bayern, ficaria em segundo plano.

E por falar em Champions League, a primeira semi-final da semana acontece nesta terça. Bayern München e Olympique Lyonnais disputam uma vaga na final em Madrid. No primeiro jogo, os alemães ganharam pelo placar simples. Resta ao Lyon vencer por uma diferença de dois gols na França (1x0 dá penaltis). O Bayern poderá ir ao estádio de Gerland com até cinco desfalques. Contudo, pessoalmente, acredito que os Bávaros deverão confirmar o favoritismo e chegar à grande decisão. Na última vez em que disputou uma final de UCL, no ano de 2001, o Bayern triunfou contra o Valencia (foto).

Além da Champions League e da Bundesliga, o Bayern München realizará a final da Copa da Alemanha (DFB Pokal) contra o Werder Bremen em maio. Será que o Gigante Alemão levantará as três taças?

Prováveis escalações do duelo entre Bayern e Lyon:
Olympique Lyonnais: Lloris; Reveillere, Cris, Boumsong, Cissokho; Kallstrom, Makoun; Delgado, Pjanic, Michel Bastos; Lisandro. Téc.: Claude Puel

Bayern München: Butt; Lahm, Van Buyten (Contento), Demichelis (Badstuber), Badstuber; Robben, Schweinsteiger, Van Bommel, Mueller; Gomez, Olic. Téc.: Van Gaal

Horário: 15h45
Transmissão: ESPN e TV Esporte Interativo.

domingo, 25 de abril de 2010

Decisões nos Estaduais

A maioria dos campeonatos estaduais está perto de descobrir seus campeões. Neste final de semana, mais dois times sagraram-se campeões: o ABC conquistou seu 51º título potiguar; pela 9o vez, o Baré venceu o campeonato roraimense. Parabéns aos dois clubes!

Agora vamos aos principais estaduais do Brasil:

Pela Bahia, o Vitória venceu o Bahia em Pituaçu por 1x0 e o tetra está bem encaminhado. Uma pena o Bahia ficar mais um ano no jejum. No próximo domingo, a decisão acontecerá no Barradão. O Rubro-Negro tem a vantagem de perder por um gol de diferença.

De olho no bicampeonato, o Avaí foi a Joiville jogar contra o time local e conseguiu uma grande vitória por 3x1. O Leão, que tem tudo pra levantar a taça na Ressacada, poderá perder por dois gols de diferença.

Com gol do veteraníssimo Paulo Isidoro, o Fortaleza bateu o rival Ceará no Castelão. Agora, o Tricolor joga pelo empate para conseguir o tetracampeonato cearense.

O Grêmio está muito perto de sagrar-se campeão gaúcho de 2010. O Imortal Tricolor aprontou para cima do seu adversário Internacional em pleno Beira-Rio. Os gols do Grêmio foram marcados por ex-são paulinos: Rodrigo e Borges. No Olímpico, o Colorado terá que vencer por 2 gols de diferença para tentar o tricampeonato. Praticamente impossível pro Inter.

Goleada de 4x0 em Goiânia. O Atlético-GO massacrou o Santa Helena na primeira final e já "pode" considerar-se o campeão.

Em Minas Gerais, o Atlético-MG saiu na frente no confronto contra o Ipatinga. Diego Tardelli (foto) e Muriqui marcaram na vitória por 3x2. Agora, o Galo poderá perder por um gol de diferença no Mineirão e ainda assim conquistará o 40º estadual. Já é do Galo.

O Santo André não parou o Santos no jogo de ida. O Ramalhão até abriu o placar do estádio Pacaembu, mas na volta do intervalo, o Peixe voltou com tudo e virou o jogo com Wesley e André (foto). O segundo jogo também acontecerá no mesmo palco e o time do ABC terá que vencer por 2 gols de diferença para evitar o 18º título santista. Missão quase impossível.

Semi-finais em Pernambuco. Em Caruaru, o Sport goleou o Central por 3x0 e praticamente assegurou sua vaga na final. Já no Clássico das Emoções, Santa Cruz e Náutico não saíram do zero no Arruda. O Timbu tem boa vantagem agora para seguir à final.