sábado, 17 de abril de 2010

Os bávaros estão com tudo


Em jogo válido pela 31ª rodada da Bundesliga, o líder Bayern München atropelou o ameaçado Hannover 96. Uma sonora goleada de 7x0. Gols do trio Olic (foto), Müller e Robben. A Allianz Arena viu o time de Munique vencer mais uma vez na temporada e o 22º título só não está tão próximo porque na cola do Bayern aparece o Schalke 04, dois pontos atrás. Os Azuis Reais, nesta rodada, bateram o Borussia Mönchengladbach por 3x1.

Restam apenas três rodadas na Alemanha e a disputa pelo grito de campeão se restringe a essas duas equipes. Um fator que pode beneficiar o Schalke é o fato do Bayern dividir a atenção em dois torneios, pois este ainda disputa a Champions League. Difícil falar quem deve ser campeão. Entretanto, se analisarmos os três jogos restantes, Munique verá seu clube vencer pela 22ª vez!

Clássicos na Espanha e França

Sugestão de jogos para os leitores do blog e apaixonados por futebol neste sábadão. Primeiramente, na Espanha, o líder e encantador Barcelona enfrenta o rival catalão Espanyol. E o jogo acontece no estádio do primo pobre. Tudo leva a crer em mais um show do Barça, mas como reza aquele ditado: "clássico é clássico e vice-versa". E algo que pode "ajudar" o Espanyol é o fato do Barcelona poder atuar com o time misto, já pensando no jogo de terça contra a Internazionale, válido pela semi-final da Champions League.

Já na França, uma partida envolvendo os vencedores das duas últimas edições da Liga
Nacional. O Bordeaux, 5º colocado, mas com um jogo a menos, recebe o Olympique Lyonnais, atual 3º colocado. Os dois clubes, inclusive, se encontraram nas quartas-de-final da Champions League. Para essa partida, quem perder, estará praticamente fora da disputa pelo título. O peso de uma derrota pode pesar ainda mais para o Bordeaux, que liderou o campeonato quase todo e amarelou de forma vergonhosa. O atual líder é o Olympique de Marseille, que não vence o campeonato desde 1992. Acredito eu que, embora o clássico seja interessante e atrativo, a partida não fará diferença ao campeonato, pois, particularmente, imagino que o título não saia das maõs dos Marseillais.

Novamente nos acréscimos

A expectativa era enorme para o clássico de Manchester. Se esperava uma partida tão emocionante como as anteriores disputadas entre Man City x Man United. Porém, o estádio The City of Manchester recebeu um jogo fraco tecnicamente. Sobrou nervosismo, faltou talento. Tevez e Rooney, as principais estrelas do jogo, estiveram apagados. Em alguns momentos, o clássico, incrivelmente, chegou a dar sono. Quando tudo encaminhava para um 0x0, em virtude das poucas claras oportunidades de gols, eis que surge Paul Scholes, sozinho na pequena área. Subiu para cabecear a bola pro gol de Given. 1x0 para o United, aos 48 min da etapa final. O clássico foi decidido mais uma vez nos acréscimos, e mais uma vez a favor do United. Que trauma, hein, City? O gol salvador de Scholes permite ao United ainda sonhar com o tetra, visto que a diferença para o líder pode diminuir para 1 ponto, caso o Chelsea perca para o Tottenham Hotspur logo mais. Já o City torce contra os Spurs, para se manter no G4.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

O Newcastle United está de volta

Seguindo no ritmo do futebol inglês, encontrei em outro blog um vídeo que relata a redenção do Newcastle United. O clube havia sido rebaixado na temporada 08/09, e na temporada seguinte, incontestavelmente, liderou a segunda divisão de ponta a ponta, garantindo o acesso com várias rodadas de antecedência. The Magpies, como são conhecidos, estão de volta ao seu lugar, à elite do futebol inglês. Basta agora trabalhar para que as próximas temporadas sejam diferentes do ano do rebaixamento.

Para assistir ao vídeo, clique aqui.

Derby em Manchester: City x United


Neste sábado, bem cedinho, às 08h45, o fã de futebol deve estar acordado para ver o clássico entre Manchester City x Manchester United. O jogo acontecerá pela 35ª rodada do Campeonato Inglês. E emoção não vai faltar. Nessa nova fase do City, o clube tenta se igualar ao United em glórias e, consequentemente, duelar de igual para igual com o rival. "Só" nesta temporada, tivemos três jogos eletrizantes envolvendo os dois clubes. A partida do primeiro turno, marcada pela arbitragem polêmica, terminou 4x3, com gol de Owen aos 52 min do segundo tempo. As equipes voltaram a se enfrentar pela Copa da Liga Inglesa em duas partidas: 2x1 para o City na ida; no Old Trafford, o United avançou de fase ao vencer por 3x1.

Para a partida desta manhã, o City pretende vingança após o jogo em Old Trafford, válido pelo Campeonato Inglês. Além disso, a equipe necessita da vitória para permanecer no G4 e terminar a competição entre os times que irão a Champions League 10/11. Para vencer o rival no estádio City of Manchester, os Skyblues contam com o poderio do seu ataque, cujo destaque é o raçudo Carlitos Tevez, que já atuou no United e saiu pela porta dos fundos. Inclusive, o argentino disputa com Wayne Rooney (atacante do United) o prêmio de melhor jogador da temporada na terra da Rainha.


Do outro lado, temos uma equipe acostumada a muitas vitórias e conquistas, mas nesta temporada vem decepcionando seus torcedores. Fora da disputa pela Copa da Inglaterra e eliminado da Champions League, o atual tri-campeão inglês está a quatro pontos do líder Chelsea e vê o tetra distante. Uma vitória na casa do rival City indubitavelmente elevará a moral da equipe e ainda pressionará o Chelsea a vencer o Tottenham. Já um revés deixará o United praticamente fora da briga pelo título, e, dessa forma, os Red Devils teriam que se contentar com apenas o título da Copa da Liga Inglesa nesta temporada.


Obs.: O Real Madrid está preparando uma proposta para o atacante Rooney vestir a camisa madrilenha na próxima temporada. Nada menos que
102 milhões de euros (cerca de R$ 240 milhões). O salário seria em torno de 250 mil libras por semana (R$ 2,7 milhões por mês). Não é a primeira vez que o Madrid declara interesse no jogador, que, sem dúvida, poderia fazer muito sucesso na Espanha, pois futebol ele tem pra dar e vender.

Prováveis escalações dos times:
City
: Given, Touré, Kompany, Onuoha, Bridge, De Jong, Barry, A. Johnson, Tevez, Adebayor, Bellamy
United
: Van der Sar, Vidic, Ferdinand, Evra, Rafael, Scholes, Fletcher, Nani, Valencia, Rooney e Berbatov

O clássico terá transmissão da ESPN Brasil e da TV Esporte Interativo!

Rodada completa da Premier League neste final de semana abaixo. Destaque para o confronto londrinho entre Tottenham x Chelsea.

Sábado

Manchester City x Manchester United
Birmingham x Hull
Blackburn x Everton
Fulham x Wolverhampton
Stoke x Bolton
Sunderland x Burnley
Tottenham x Chelsea

Domingo

Wigan x Arsenal
Portsmouth x Aston Villa

Segunda-feira

Liverpool x West Ham

Che Spettacolo, Maicon!

Pintura, obra de arte... um espetáculo de gol do lateral direito Maicon abriu o marcador na vitória da Internazionale sobre a Juventus. O brasileiro mostrou frieza e categoria no domínio, e de primeira, encheu o pé, fazendo a bola parar no fundo do gol do excelente goleiro Buffon. Esperamos que ele faça o mesmo na África do Sul!

Sobre o jogo, o duelo estava bastante equilibrado no começo da partida. Até o malinês Sissoko ser expulso. O técnico bianconero decide, pois, substituir o atacante Del Piero pelo volante Poulsen, isolando ainda mais o atacante Iaquinta. E como essa expulsão prejudicou a Juve, que, a partir de então, teria que segurar a forte equipe de Milão. Entretanto, para quem esperava um massacre até o final da Internazionale, acabou vendo um time paciente, sem pressa para atacar. O gol de Maicon só saiu aos 29 min do segundo tempo. Já a Juve pouco incomodava. Diego, que começou como titular, fez uma partida fraca tecnicamente, e nem a entrada de Amauri no segundo tempo surtiu efeito. A Inter matou o jogo nos acréscimos com o camaronês Eto'o: 2x0.

Agora a Juventus está com a vaga para Europa League ameaçada. E a Internazionale joga pressão para cima da até então líder Roma, que domingo duelará contra sua maior rival, a Lazio. Todos os olhos estarão atentos ao clássico romano, uma provável decisão do campeonato.

Rodada de tirar o fôlego na Bota - parte 1

Podem preparar a macarronada! Essa é a pedida do final de semana. Tudo isso para combinar com a rodada de jogos que promete muita emoção no Calcio.

E este final de semana começa, exclusivamente, na sexta. Nada mais, nada menos que Internazionale x Juventus. A equipe de Milão busca retomar a liderança, perdida na rodada anterior para a Roma. Uma vitória interista irá colocar pressão para cima do time romano. Já a Vecchia Signora, atual 6ª colocada, precisa urgentemente da vitória para voltar ao G4. Uma derrota poderá custar a saída até da vaga destinada à Europa League. Além disso, outro fator que pode motivar os bianconeri é o fato de poder tirar o scudetto das mãos da rival Inter. Rivalidade esta que se apimentou após o episódio conhecido por Calciopoli - escandâlo de manipulação da arbitragem, que resultou no rebaixamento da Juve e título aos nerazzuri. Tal escândalo, por sinal, volta à tona, após novas escutas telefônicas da época que envolvem diretores da Inter.

Voltando ao jogo, muitos apontam o favoritismo para a Internazionale. Até pela situação distinta dos dois clubes, e também pelo fato dos nerazzuri jogarem no seu campo, o estádio Giuseppe Meazza. Acredito que o jogo terá muita disputa, mas num leve favoritismo para a equipe da casa. A Inter conta com a coesão da sua equipe, semi-finalista da Champions League, além do ataque formado por Eto'o e Diego Milito. Já a Juventus tem a volta do ídolo Del Piero, que jogará ao lado do "futuro" ítalo-brasileiro Amauri. Diego volta, mas deve começar a partida no banco. Portanto, promessas de um grande clássico no Giuseppe Meazza, que deve estar lotado!

Prováveis escalações das equipes para o clássico:

Internazionale: Julio Cesar; Maicon, Lucio, Samuel, Zanetti; Motta, Cambiasso, Balotelli, Sneijder; Eto'o e Milito.

Juventus: Buffon; Zebina, Cannavaro, Chiellini, Grosso; Camoranesi, Felipe Melo, Sissoko, Marchisio; Amauri e Del Piero.

Em breve, vou falar dos demais jogos que vão agitar os corações dos tifosi. Não perca!

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Real Madrid sofre para bater o Almería e segue na cola do Barça


O Real Madrid ainda sonha com o título espanhol da atual temporada. Entretanto, não foi nada fácil vencer o Almería. Necessitando da vitória, após a goleada do Barça nesta quarta diante do La Coruña por 3x0, os madrilhenos foram ao litoral mediterrâneo para manter os três pontos de diferença atrás dos catalães.

Contudo, para quem esperava um jogo tranquilo para o Real, o que aconteceu foi que os galácticos suaram para vencer. O Almería abriu o marcador com Crusat. A virada veio ainda no primeiro tempo com Cristiano Ronaldo, numa grande jogada, driblando quase toda a defesa adversária. No segundo tempo, os merengues sufocaram, e a virada aconteceu aos 24 min com o holandês Van der Vaart. Assim, o Real chegou aos 80 pontos. Vídeo da partida (clique aqui)

O Real Madrid, para conquistar seu 32º título, torce por 2 tropeços do Barcelona nos 6 jogos restantes. Na próxima rodada, os galácticos recebem o Valencia no Bernabéu. Já o Barça fará o derby local contra o Espanyol no estádio Cornellà-El Prat.

Confira todos os jogos da 32ª rodada que aconteceu neste meio de semana:

Terça-feira
Sporting Gijón 0 x 2 Tenerife
Valladolid 2 x 1 Sevilla

Getafe 3 x 0 Villarreal


Quarta-feira
Osasuna 2 x 2 Malaga
Racing Santander 3 x 1 Espanyol

Zaragoza 1 x 1 Mallorca

Atlético de Madrid 1 x 2 Xerez

Barcelona 3 x 0 La Coruña


Quinta-feira
Almería 1 x 2 Real Madrid
Valencia 2 x 0 Athletic Bilbao

Cruzeiro empata no Chile e se classifica


Com gol do atacante Thiago Ribeiro, o Cruzeiro empatou em 1x1 contra o Colo-Colo, em Santiago. O primeiro tempo do jogo foi morno, com poucos lances ofensivos. Os gols só apareceram na segunda etapa, quando as equipes se lançaram mais ao ataque. A raposa saiu na frente com um golaço de Thiago Ribeiro (foto). O empate do Colo-Colo veio logo em seguida: Millar. 1x1.

No outro jogo do grupo 7, o Vélez Sarsfield recebeu o eliminado Deportivo Itália e não tomou conhecimento: 4x0 para os argentinos. Dessa forma, o Vélez consegue a primeira colocação, com 13 pontos. O Cruzeiro se classifica em segundo lugar, com 11 pontos.

E anotem: provavelmente teremos um duelo entre Internacional x Cruzeiro nas oitavas!

Ainda tivemos mais 2 partidas pela competição continental. O grupo 4 foi definido. Blooming 1x2 Libertad; Lanús 0x0 Universitario. O Libertad confirmou o favoritismo na partida, bateu de virada a equipe boliviana e conseguiu a primeira posição. O Lanús entrou na partida precisando vencer para se classificar. Entretanto, a equipe argentina não soube se impôr diante de sua torcida e ficou apenas no empate. Com esse resultado, o Universitario do Peru acabou terminando em segundo lugar e dependendo de uma combinação favorável de resultados chega às oitavas. Os peruanos devem, então, caso confirme a ida às oitavas, ser o pior dos classificados. Provável confronto com o Corinthians!

Vitória arrasa Goiás no Barradão; Palmeiras também vence

Nossa, que surra! Não é a toa que falamos que o futebol é uma caixinha de surpresas. 4x0 pro Leão da Barra. Os quatro gols foram marcados após os 23 min do segundo tempo. Já que não vi o jogo, acredito que o Vitória tenha explorado o cansaço do Goiás. Mas enfim, aguardava, não só eu, um jogo bem equilibrado, entre equipes de níveis parecidos. Entrentanto, na prática o Vitória discordou disso, sapecou uma chuva de gols e está praticamente classificado. Só um milagre agora para a equipe esmeraldina! De novo ficando pelo caminho, né, Goiás?

No outro jogo de hoje, mais chamativo até, o Palmeiras saiu na frente do Atlético-PR e venceu o jogo no Palestra por 1x0. Foi um grande passo do Verdão, pois não tomou gols em seus domínios, mas a decisão ficará para a próxima quarta, quando o jogo acontecerá na Arena da Baixada. Falando a verdade: complicado dar um palpite para esse confronto!
Obs.: Na partida Palmeiras 1x0 Atlético-PR, o zagueiro Danilo (foto), do Palmeiras, se estranhou com o zagueiro Manoel, do CAP. Na confusão, Danilo teria cuspido em Manoel e o chamado de "macaco". Se forem confirmadas as imagens provando tais atitudes, Danilo deve pegar um gancho merecido.

Jogos de ida das oitavas-de-final da Copa do Brasil

Seis jogos movimentaram o Brasil no mais importante torneio de mata-mata do país.

No Recife, a torcida coral lotou o Arruda, incentivou a equipe, mas o Santa Cruz perdeu de virada pro Atlético-GO por 2x1. A equipe goiana leva um bom resultado para casa e pode até perder por 1x0. Dificilmente o Santa Cruz conseguirá reverter o confronto. Porém, vale lembrar que o Santa eliminou o Botafogo vencendo fora de casa.

Em Belo Horizonte, Atlético-MG e Sport fizeram um duelo equilibrado. No final, o placar do Mineirão terminou favorável ao Galo: 1x0. A equipe do técnico Vanderlei Luxemburgo não tomou gol em casa, conquistando, assim, um bom resultado. Tudo pode acontecer no jogo de volta, na Ilha, mas o Galo é favorito.

O Fluminense foi a São Paulo para jogar contra a Portuguesa e conseguiu uma vitória que dá tranquilidade ao Tricolor das Laranjeiras para o jogo da volta no Maracanã. O gol da vitória saiu dos pés do artilheiro Fred.

Show, mais um show dos Meninos da Vila! 8x1 para cima do Guarani. Neymar comandou a vitória marcando cinco gols para o Peixe na Vila. Inclusive, o garoto já foi sondado pelo Real Madrid, mas, felizmente, o Santos pretende manter o jogador por um bom tempo no Brasil. Quem poderá parar o Santos, a máquina de fazer gols, nessa temporada? O jogo da volta será apenas para cumprir tabela, pois o Alvinegro da Baixada já está nas quartas. E é bom lembrar que o Bugre disputa a Série A em 2010.

Em Curitiba, o Vasco bateu o Corinthians-PR e apenas uma tragédia tira o Vasco das quartas-de-final. O lindo gol do Gigante da Colina foi marcado por Léo Gago, de falta. O Timão do Paraná terá que vencer em São Januário para se classificar.

Para finalizar, o Grêmio venceu o Avaí no Olímpico Monumental. Gols da dupla de ataque Jonas e Borges. O Avaí ainda conseguiu marcar um gol que dá esperança aos torcedores catarinenses. Final: 3x1. Uma vitória por 2x0 na Ressacada dá Leão. Mas o Grêmio está fazendo uma grande temporada e acredito na classificação dos gaúchos.

Hoje teremos duelos entre alviverdes e rubro-negros para completar a rodada de ida das oitavas-de-final da Copa do Brasil. Palmeiras x Atlético-PR se enfrentam no Palestra Itália às 19h30. E às 21h50, Vitória e Goiás duelam no Barradão. Dois jogos que prometem ser bem equilibrados. Para Palmeiras e Vitória, o negócio é fazer um bom resultado hoje.

Libertadores: Corinthians líder geral; Fla se complica


Nesta quarta-feira, dia 14, foram realizados três jogos da Copa Santander Libertadores 2010. Três times brasileiros em campo.

Primeiramente, o Internacional foi a Guayaquil (EQU) enfrentar o já eliminado Emelec. Porém, o Colorado não apresentou um futebol digno de quem pretende ser bicampeão da América. Em um jogo pouco movimentado e fraco tecnicamente, o placar não se alterou no estádio George Capwell. 0x0. O Internacional segue em 2º lugar, e apesar da situação não ser das melhores, tem tudo pra se classificar em primeiro. Na última rodada, enfrentará o Deportivo Quito no Beira-Rio. Em casa, só dependendo de si, o Inter não deverá deixar passar esses 3 pontos. Caso contrário, terá que torcer por uma combinação de resultados para chegar às oitavas-de-final.
Vídeo da partida (clique aqui)

Logo após o jogo do Inter, aconteceu a partida entre Universidad Católica x Flamengo. O duelo ocorreu em Santiago, no Chile. Após o empate em casa contra a Universidad de Chile na semana passada, e a vitória do mesmo nesta terça-feira, o Flamengo teria que vencer para seguir na cola da "La U". Entretanto, assim como aconteceu com o Inter, faltou postura de campeão ao Flamengo. O Rubro-Negro deixou-se dominar pelo U. Católica e acabou perdendo por 2x0. Gols de Damian Díaz e Silva. O Flamengo está em uma situação desconfortável (se terminasse hoje, não se classificaria), porém basta uma vitória no Maracanã contra o fraco Caracas para praticamente conseguir chegar às oitavas. Outro tropeço custará a eliminação precoce. Na última rodada, a Católica fará o clássico chileno contra a U. de Chile, podendo ainda se classificar. Vídeo da partida (clique aqui)

No mesmo horário do jogo do Flamengo, se enfrentaram Racing (URU) e Corinthians, no estádio Parque Central, em Montevidéu. Depois da eliminação do Campeonato Paulista, o Corinthians ressaltou a prioridade da Libertadores no ano do Centenário. Então, na prática, os jogadores estão deixando os torcedores satisfeitos. Dono da melhor da campanha da competição, o Corinthians foi a capital uruguaia e não tomou conhecimento do Racing. Jogou com tranquilidade e não tomou aquele sufoco que muitos esperavam. O placar foi de 2x0 para o Alvinegro, gols de Dentinho e Elias. O Corinthians finalizará a primeira fase jogando em casa contra o Independiente Medellín, e é bem provável que mantenha o posto de líder geral, o que é importante para as próximas fases de mata-mata. Já o Racing, enfrentará o Cerro Porteño, em Assunção e terá que vencer para tentar se classificar.
Vídeo da partida (clique aqui)