quinta-feira, 29 de abril de 2010

Dez gladiadores no Camp Nou

Retranca durante os 90 minutos. Não esperava que a Internazionale fosse ao Camp Nou para jogar dessa forma. Imaginava que a Inter jogaria da maneira que atuou no Giuseppe Meazza. Porém, o técnico Mourinho optou por essa estratégia e, apesar da derrota, triunfou contra o Barcelona.

O Barça entrou em campo necessitando de um 2x0 e, desde o começo da partida, mostrou-se mais presente no ataque, valorizando a posse da bola. E tudo parecia melhorar assim que o juiz expulsou o volante brasileiro Thiago Motta. Agora, com um a mais, o Barça teria mais espaço para furar o bloqueio. Na teoria, sim. Porque o que aconteceu até o final do jogo foi um super esquema defensivo montado pelo time italiano. Com vantagem numérica, os comandados de Pep Guardiola pouco tinham criatividade, giravam muito a bola, mas não chutavam a gol. O Barça só veio pressionar de verdade faltando 10 min, até que saiu o gol (irregular) da esperança. O autor foi o zagueiro Piqué, que àquela altura era centroavante. Entretanto, o Barça parou por aí.

A Internazionale conseguiu o que ela queria. Para alguns, de maneira injusta. Discordo. No primeiro jogo, os nerazzurri fizeram uma partida quase perfeita, em todos os setores do campo. Na volta, a Inter atuou como muitos times pequenos fazem contra o Barcelona. A diferença é que nenhum time pequeno conseguiu vencer o Barça jogando desse jeito, mas a Internazionale, que não é time pequeno, soube neutralizar os espanhóis, montando uma verdadeira barreira humana. Dez gladiadores resistiram ao mágico Barcelona.

Somente duas coisas a lamentar. Futebol não é justo, mas é triste ver o "melhor time do mundo" ficar de fora do Mundial de Clubes.
Além disso, lamento a expulsão injusta do Thiago Motta. O volante vinha fazendo uma grande temporada e até merecia aparecer na lista dos convocados de Dunga para a Copa da África. Porém, com a expulsão, além de ficar de fora da final da Champions League, o brasileiro dificilmente será lembrado pelo técnico da Seleção Canarinho.

Agora é só aguardar a grande final entre Internazionale x Bayern München. O duelo acontece dia 22 de maio, no estádio Santiago Bernabéu, em Madrid.

Um comentário:

Raul Santos disse...

Adolpho, o seu blog é muito bom rpz. Não deixa nada a dever em relação aos blogs profissionais. Parabéns!